Secretária de Jerônimo volta a garantir ampliação do metrô até a Barra
Jusmari Oliveira indica que construção do tramo 4, até o Campo Grande, é início da resolução de “gargalo” para realizar garantir ampliação do metrô até a Barra
Por Matheus Caldas.
Secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), Jusmari Oliveira voltou a assegurar que o metrô de Salvador será ampliado até a Barra. A gestora, contudo, admitiu que não há projetos em andamento para executar a expansão.
Apesar de o governo não estar debruçado, no momento, na expansão do metrô até a Barra, a secretária indica que construção do tramo 4, até o Campo Grande, é o início da resolução de “gargalo” para realizar as intervenções metroviárias até a Barra.
Jusmari destacou, ainda, que a expansão do metrô até a Barra é prevista no contrato de construção do metrô. “É importante que se diga que é o maior gargalo que temos para levar o trem até a Barra. Ainda não temos previsão para fazer isso, mas é o projeto. O projeto do sistema metroviário Salvador-Lauro de Freitas prevê a chegada até a Barra”, reiterou, em entrevista concedida ao Aratu On.
“Não temos ainda concreto de um início de projeto para levar até a Barra, mas ele é projetado pelo governo e pela Sedur para chegar até a Barra”, acrescentou.

Expansão do metrô até a Barra
A situação está inalterada há pelo menos um ano. No final de 2024, Jusmari assegurou que o metrô terá que ser ampliado até a Barra e o Campo Grande.
A titular da Sedur explica que as expansões estão previstas no contrato de Parceria Público-Privada (PPP) firmado entre o governo e a CCR Metrô. Portanto, as intervenções terão que ser realizadas, embora não haja prazo para que isto aconteça.
“A expansão está no contrato. Não é chamado de projeto, é de gatilho. Quando quisermos disparar, temos, inclusive, o respaldo legal para isso”, afirmou, em entrevista a jornalistas.
Jusmari, contudo, indicou que, devido a outras obras que são realizadas na cidade, não há indicativo de início desta. “Não estão previstas pelos próximos dois anos. São muitas obras”, ponderou, à época.
Na ocasião, ela destacou o VLT como outra obra prioritária da gestão estadual. Nesta semana, o governo estadual realizou a primeira viagem-teste tripulada do novo modal, entre a Calçada e o Lobato.

As obras de ampliação do sistema metroviário até o Campo Grande foram garantidas com recursos do Novo PAC, do governo federal. O governo Jerônimo cadastrou no PAC o pedido de inclusão de toda a Expansão Sul do metrô soteropolitano, segundo informações publicadas, inicialmente, pelo portal Bahia Notícias, e confirmadas pelo Aratu On por meio de documentos obtidos pela reportagem.
O percurso levaria o modal não só até o Campo Grande, mas à Barra, passando pelas imediações da Avenida Centenário. A gestão federal, contudo, não abarcou este trecho, cujo orçamento estimado é de R$ 4 bilhões.
O metrô soteropolitano possui, atualmente, duas linhas. A primeira abrange as estações Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Bonocô, Retiro, Bom Juá, Campinas e Águas Claras. A segunda tem as seguintes estações: Acesso Norte, Detran, Rodoviária, Pernambués, Imbuí, CAB, Pituaçu, Flamboyant, Tamburugy, Bairro da Paz, Mussurunga e Aeroporto.
História do metrô de Salvador
As primeiras licitações para construção do metrô ocorreram em 1997. À época, o modal seria construído pela prefeitura. As obras começaram, a passos lentos, em 2000. Em 2013, a gestão foi transferida para o governo do estado, que inaugurou em 2014 a estrutura para utilização durante a Copa do Mundo.
A ideia de levar o metrô até a Barra já existia, mas, em 2015, foi descartada no segundo termo aditivo do contrato entre a Sedur e a CCR. O documento previa estações na Barra e na Pituba. A segunda foi descartada por conta da construção do BRT pela prefeitura.
Como os estudos encomendados pela administração Rui Costa (PT) ainda não foram detalhados à sociedade civil, há informações embrionárias sobre o provável traçado da expansão do modal até a Barra.
Denominada de “Expansão Sul”, a etapa de incremento tem, até o momento, duas alternativas.
Na primeira, seriam três estações subterrâneas que sairiam da Lapa: Campo Grande, Graça e Barra.
A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) elaborou um plano que estima que mais de 87 mil pessoas seriam impactadas, em Salvador e em Lauro de Freitas, por conta da expansão. O projeto, contudo, é baseado em dados do censo demográfico de 2010. Desta forma, a possibilidade é que ainda mais pessoas possam sentir os efeitos do metrô na região.
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