“São fáceis porque são pobres”: Declaração do deputado Arthur do Val sobre mulheres ucranianas repercute após áudios vazados
Em desembarque no Brasil, deputado se justifica dizendo que "foi um erro em um momento de empolgação", mas que "houve um mal entendido" na interpretação dos áudios.
O deputado estadual e pré-candidato ao Governo de São Paulo, Arthur do Val (Podemos-SP), está envolvido numa grande polêmica após ter áudios machistas circulando pelas redes sociais, desde a noite da última sexta-feira (4/3).
Nos áudios enviados para grupos de amigos, Arthur, conhecido como Mamãe Falei, diz que as refugiadas ucranianas “são fáceis, porque elas são pobres”. Ainda nos áudios, o deputado diz “Mano, estou mal. Eu passei agora, são 4 barreiras alfandegárias, duas casinhas pra cada pais. Eu juro pra vocês, eu contei, são 12 policiais deusas. Que você casa e faz tudo que ela quiser. Eu estou mal cara, não tenho nem palavras para expressar. Quatro dessas eram minas que você se ela cagar você limpa o c* dela com a língua. Inacreditável. Assim que essa guerra passar eu vou voltar para cá”.
Arthur estava na Ucrânia, buscando arrecadação de alimentos para os refugiados ucranianos e auxílio à resistência contra a Rússia.
A repercussão dos áudios nas redes sociais foi tanta, que a presidente do Podemos, a deputada federal Renata Abreu, se manifestou por meio de nota. "Gravíssimas e inaceitáveis são as declarações do deputado estadual Arthur do Val, que foram divulgadas na imprensa. Não se resumem ao completo desrespeito à mulher, seja ucraniana ou de qualquer outro país, mas de violações profundas relacionadas a questões humanitárias, em um momento em que esse povo enfrenta os horrores da guerra”, declarou.
NAMORADA TERMINA O RELACIONAMENTO
Após a viralização do caso, a namorada do deputado, Giulia Blagitz, foi às redes sociais anunciar o fim do relacionamento. ““Em respeito a todos os meus seguidores que também seguiam o Arthur gostaria de deixar claro que seguiremos caminhos distintos. Infelizmente a vida é imprevisível e muitas vezes nos leva por caminhos que não compreendemos”, diz na postagem.
DESEMBARQUE E JUSTIFICATIVAS
Na manhã deste sábado (5/3), Arthur do Val desembarcou no Aeroporto Internacional de Cumbica (SP). Abordado por diversos jornalistas, o parlamentar declarou que os áudios são dele, mas que “houve um mal entendido”.
Segundo do Val, a impressão que está sendo passada é equivocada. "Eu fui fazer uma coisa, mandei um áudio infeliz e a impressão que passou é que fui fazer outra coisa.(...) Uma coisa é o Arthur que foi lá fazer a missão e saiu, a outra é o Arthur que saiu e mandou um áudio privado num grupo de amigos”, tentou justificar.
“Foi errado o que eu falei, não é isso o que eu penso. Foi um erro em um momento de empolgação”, acrescentou o deputado.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.