Política

Salvador recebe evento do G20 na próxima semana; ministro Silvio Almeida participa

3ª Reunião de Desenvolvimento Sustentável discute ações do grupo em relação à Agenda 2030 da ONU

Por Juana Castro

Salvador recebe evento do G20 na próxima semana; ministro Silvio Almeida participaCréditos da foto: A última reunião da Cúpula do G20 foi em Nova Délhi, Índia, em 9 e 10 de setembro de 2023. Crédito | Ricardo Stuckert/PR

Salvador é uma das cidades-sede do 'Grupo dos Vinte', ou simplesmente 'G20', principal fórum de cooperação econômica internacional. Na próxima segunda-feira (27/5), a capital baiana recebe a 3ª Reunião do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento do G20, no Centro de Convenções de Salvador.


O evento discutirá as ações do G20 com relação à Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Agenda 2030 é um plano global adotado pela ONU em 2015, com 17 objetivos e 169 metas que visam a erradicar a pobreza, proteger o planeta e assegurar prosperidade para todos até o ano de 2030.


O sherpa do Brasil no G20, Embaixador Mauricio Lyrio, e o diretor da Agência Brasileira de Cooperação, Embaixador Ruy Pereira, participarão da abertura da reunião, a partir das 9h. A cerimônia também deverá contar com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União).


A cerimônia de abertura será seguida de uma coletiva de imprensa do Embaixador Mauricio Lyrio e da coordenadora do Grupo de Trabalho, Celeste Badaró. No mesmo dia, entre 16h e 18h, será realizado evento sobre a promoção da igualdade racial.


Na terça-feira (28), entre 14h e 18h, o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, participará de evento sobre população em situação de rua.


Na quarta-feira (29), os participantes das reuniões serão convidados a participar de evento cultural na Casa do Carnaval, com fala de abertura do Vovô do Ilê.


A reunião do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento do G20 discutirá três temas prioritários:


(i) a redução das desigualdades;


(ii) o acesso à agua e ao saneamento;


e (iii) a cooperação trilateral para o avanço do desenvolvimento sustentável.


Mais informações sobre a reunião estão disponíveis no release do evento.


Salvador ainda deverá sediar outros encontros do G20 em 2024, como o Grupo de Trabalho de Saúde (2 a 6 de junho) e a Reunião Ministerial de Cultura (4 a 6 de novembro).


TEMAS DO GT DE DESENVOLVIMENTO

Durante o encontro na capital baiana, o Grupo de Trabalho irá apresentar quatro estudos:


- O Banco Mundial preparará um relatório sobre políticas de inclusão para Mulheres e Grupos Marginalizados;
- A UNICEF, um relatório sobre o combate à pobreza infantil e às desigualdades por meio de políticas inclusivas;
- A OIT e o IPEA, um relatório sobre a redução das desigualdades raciais Ministry of Foreign Affairs;
- A CEPAL, um relatório sobre o custo das desigualdades.


A ideia é que os estudos possam ser mandatados na reunião de Ministros do Desenvolvimento do G20, que acontecerá em 22 e 23 de julho no Rio de Janeiro, para serem apresentados durante a Cúpula Social do G20 (Rio de Janeiro, 14 a 16 de novembro), que reunirá a sociedade civil, às vésperas da Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do G20.


Outro tema trabalhado no GT é a promoção da cooperação trilateral, modelo que envolve dois ou mais parceiros e pode garantir uma participação maior de cada uma das partes, de forma “que todos se beneficiem conjuntamente". Esse modelo foge dos arranjos tradicionais de um doador e um receptor de recursos para projetos de desenvolvimento. O Brasil, por exemplo, conta com parceiros tradicionais de cooperação trilateral que também são membros do G20, como a Alemanha, o Japão, a França e o Reino Unido.


ACESSO À ÁGUA E SANEAMENTO E O ENFRENTAMENTO AO RACISMO


O GT de Desenvolvimento do G20 elaborou uma nota conjunta com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério das Cidades sobre possibilidades para o financiamento do acesso universal à água e ao saneamento. No caso do Brasil, de maneira a favorecer prioritariamente o acesso de comunidades indígenas e quilombolas. Nesse contexto, o GT está negociando um “Chamado a Ação” sobre a necessidade de tais investimentos no setor de água e saneamento. Esse “Chamado a Ação” focará nas necessidades de comunidades isoladas e áreas rurais, bem como nas
necessidades específicas das mulheres e meninas.


BRASIL NO G20

O Brasil assumiu a presidência do G20 em 1º de dezembro de 2023, pelo período de um ano, e colocou na pauta três prioridades: (i) combate à fome, à pobreza e à desigualdade; (ii) as três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental); e (iii) a reforma da instituições de governança global.


O Grupo dos Vinte reúne as maiores economias do mundo: 19 países, além da União Africana e a União Europeia.


SERVIÇO


Reunião de Desenvolvimento do G20
Quando: 
27 a 29 de maio
Onde: Centro de Convenções de Salvador (antigo Aeroclube), Avenida Octávio Mangabeira, Boca do Rio



Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.