Quaest: aprovação de Lula volta a empatar com desaprovação após 9 meses
Levantamento mostra empate técnico entre avaliação positiva e negativa ao governo Lula pela primeira vez desde janeiro
Por Matheus Caldas.
Nova pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (8), mostra que a aprovação e a desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltaram a empatar dentro da margem de erro. Segundo o levantamento, 49% dos brasileiros desaprovam a gestão petista, enquanto 48% aprovam.
Esta é a primeira vez, desde janeiro, que os dois indicadores aparecem tecnicamente empatados. No início do ano, 49% desaprovavam Lula, e 47% aprovavam. A diferença de um ponto percentual é a menor desde dezembro de 2024, quando a aprovação superava a desaprovação (52% a 47%).
Entre fevereiro e setembro, os índices mostravam maior rejeição ao governo. O pico ocorreu em maio deste ano, quando 17 pontos separavam a avaliação negativa (57%) da positiva (40%).
Números atualizados do governo Lula
- Aprova: 48% (eram 46% em setembro);
- Desaprova: 49% (eram 51%);
- Não sabem/não responderam: 3% (eram 3%).
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e entrevistou 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 2 e 5 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Histórico da avaliação do governo Lula
Em setembro, a pesquisa indicava estabilidade na avaliação de Lula. Segundo o levantamento, 51% desaprovavam a atual gestão, enquanto 46% aprovavam. Os números repetiram o cenário observado em agosto.
A análise regional mostrou que a aprovação é mais alta foi Nordeste (60%), seguida por Centro-Oeste/Norte (45%), Sudeste (41%) e Sul (39%). Já a desaprovação se destacou no Sul (60%), no Sudeste (55%), no Centro-Oeste/Norte (52%) e chegou a 37% no Nordeste.
No levantamento divulgado nesta quarta, a aprovação cresceu no Nordeste e foi a 62%, ante 32% de desaprovação.
Em agosto, a melhora na avaliação do presidente, no Nordeste, foi conduzida por Bahia e Pernambuco.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).