PT bate o martelo e deve lançar Jerônimo Rodrigues para disputar o Governo; secretário jamais concorreu a cargo eletivo

Jerônimo venceu a concorrência com outro três nomes: Moema Gramacho, Luiz Caetano e Jorge Solla.

Por Matheus Caldas.

PT bate o martelo e deve lançar Jerônimo Rodrigues para disputar o Governo; secretário jamais concorreu a cargo eletivoMônica Salvador / Divulgação

O secretário de Educação da Bahia (SEC), Jerônimo Rodrigues, deve ser anunciado como candidato do PT ao Governo da Bahia. A deliberação foi tomada na noite da última quinta-feira (10/3), após reunião entre o senador Jaques Wagner, o governador Rui Costa e outras lideranças do partido, conforme apurou o Aratu On.

Agora, os esforços serão para manter o vice- governador João Leão na base. O partido fará uma nesta sexta-feira (11/3) uma reunião da Executiva Estadual, às 14h30, para debater sobre o tema. A tendência é que, após este encontro, o nome do secretário seja anunciado oficialmente neste sábado (12/3).

Enquanto isto, Wagner e Rui devem se reunir ainda nesta sexta com Leão. De acordo com correligionários ouvidos pela reportagem, “há uma esperança” de fazer com que o líder do PP se mantenha no arco de alianças petista.

Na última quarta-feira (9/3), João Leão quebrou o silêncio, externou a irritação com a articulação do PT, e indicou duas possibilidades: formalizar uma candidatura ou apoiar o pré-candidato ACM Neto (UB). Internamente, a avaliação é que, para se manter na base, Leão teria uma única reivindicação: ser candidato ao Senado. 

Enquanto isso a situação do vice-governador está indefinida, o partido volta os esforços para fechar a chapa completa – até o momento, não há nome definido para a vice -.

Jerônimo venceu a concorrência com a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, o secretário estadual de Relações Institucionais, Luiz Caetano, e o deputado federal Jorge Solla. O titular da SEC é o mais próximo de Rui.

Rodrigues nunca concorreu a um cargo eletivo e é considerado um quadro técnico. Engenheiro agrônomo graduado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), ele foi secretário de Desenvolvimento Rural (2015-2018) e é chefe da Educação desde 2019.

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.