Problemas ambientais de Pedra do Cavalo preocupam deputado baiano
Há mais de 20 anos os problemas ambientais do Lago Pedra do Cavalo têm provocado a extinção de espécies de peixes e crustáceos
Preocupado com os problemas ambientais de Pedra do Cavalo, o deputado Angelo Almeida (PSB) defendeu que seja feito, com urgência, um estudo do ciclo de vida das espécies aquáticas do lago. Nesse sentido, ele encaminhou uma indicação ao governador Rui Costa pedindo que ele delegue esse trabalho à Secretaria de Meio Ambiente do Estado.
De acordo com Angelo Almeida, há mais de 20 anos os problemas ambientais do Lago Pedra do Cavalo têm provocado a extinção de espécies de peixes e crustáceos e prejudicado as atividades pesqueiras e as comunidades ribeirinhas no entorno.
“Nessa perspectiva”, argumentou ele no documento apresentado na Assembleia Legislativa, “faz-se necessário e urgente a elaboração de estudos do ciclo de vida dos organismos aquáticos para identificar as espécies que ainda existem num dos maiores lagos do Brasil”.
Tal estudo, explicou o deputado, tem como objetivo verificar as espécies que foram extintas, as que ainda existem, além de auferir a capacidade produtiva do Lago Pedra do Cavalo.
Angelo Almeida pontuou ainda que, em paralelo, a elaboração deste estudo auxiliará a comunidade a ter acesso ao seguro defeso, uma vez que o mesmo, segundo ele, não está sendo pago em decorrência da impossibilidade de os pescadores comprovarem a atividade pesqueira existente no local.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.