Presidente da Saltur comenta Pôr do Som com verba estadual: 'Fomos surpreendidos'
O presidente da Saltur disse que estava em tratativas com a equipe de Daniela Mercury
Fonte: Bia Lago
O anúncio de que o tradicional evento Pôr do Som será realizado no dia 1º de janeiro de 2025, no Farol da Barra, com patrocínio do Governo do Estado da Bahia, gerou repercussão nos bastidores da organização pública de Salvador.
Durante entrevista, neste domingo (29), o presidente da Saltur, Isaac Edington, expressou surpresa com a decisão e relatou a falta de comunicação entre a prefeitura e a equipe da cantora Daniela Mercury, idealizadora do evento.
Daniela Mercury celebra o patrocínio do evento Pôr do Som. Foto: Divulgação
Edington destacou que, desde 2013, a Prefeitura de Salvador tem investido na realização do Pôr do Som, valorizando o talento da artista e sua contribuição para a cultura da cidade.
“Se essa iniciativa existe de 2013 para cá, ela existe exclusivamente pelo talento da artista Daniela Mercury e pelo investimento que a Prefeitura de Salvador faz. É importante que fique claro que a artista não faz isso sozinha; a prefeitura sempre apoiou e remunerou a cantora para que esse evento acontecesse”, afirmou.
Segundo o presidente, a Saltur estava em tratativas com a equipe de Daniela para viabilizar a edição de 2025, aguardando uma proposta formal para a contratação. No entanto, ele relatou que a prefeitura foi pega de surpresa com o anúncio do evento patrocinado integralmente pelo governo estadual.
“Fomos surpreendidos no outro dia à noite, quando vimos uma coletiva com backdrop na casa da artista e o secretário de Cultura anunciando que o evento seria 100% pago pelo governo do estado. Até aquele momento, não tínhamos recebido uma resposta ou confirmação sobre a parceria com a prefeitura”, explicou.
Presidente da SALTUR fica surpreso com realização do Pôr do Som com patrocínio estadual pic.twitter.com/0oJCdYzLXb
— Aratu On (@aratuonline) December 30, 2024
Isaac Edington também lamentou a falta de diálogo entre as partes envolvidas, mas destacou o respeito pelo evento e pela trajetória de Daniela Mercury. Ele reforçou a importância de iniciativas como o Pôr do Som para a valorização da cultura e da música baiana, independentemente de quem esteja à frente da organização.
O evento, idealizado há 25 anos, é considerado um marco no calendário cultural de Salvador. Em coletiva no último sábado (21), a cantora Daniela Mercury, emocionada, declarou: “Já estava achando que não ia acontecer. É um evento que eu fiz para a cidade de presente há 25 anos e virou calendário
LEIA MAIS: Timbalada, Mioto e Raça Negra: veja atrações desta segunda do Festival Virada
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).