Prefeitura quer se alinhar ao Sistema de Segurança Pública do governo Lula

Plano de Segurança lançado por Bruno Reis prevê adequação ao SUSP: Prefeitura quer se alinhar Sistema de Segurança Pública do governo Lula

Por João Tramm.

O Plano apresentado pelo prefeito Bruno Reis (União), nesta quinta-feira (06), pretende articular as forças policiais. Dentre elas, a Prefeitura quer se alinhar a PEC da Segurança Pública do governo Lula. A proposta, Sistema Único de Segurança Pública – SUSP, instituído pela Lei nº 13.675/2018, está em debate no Congresso Nacional.

Segundo o documento apresentado pelo município, o Plano do prefeito Bruno Reis quer promover uma adequação das iniciativas locais ao que está conhecido como o SUS da Segurança Pública.

Prefeitura quer se alinhar Sistema de Segurança Pública do governo Lula; Foto: Betto Jr./Secom

Prefeitura quer se alinhar Sistema de Segurança Pública do governo Lula

A iniciativa municipal apresentou amplo diálogo com os demais entes federativos, inclusive com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT). O projeto deve envolver entes privados também, a partir da proposta da Lei de Compartilhamento de Imagens de Câmeras Privadas.

A iniciativa prevê a integração das câmeras particulares ao sistema municipal de videomonitoramento, possibilitando que imagens captadas por condomínios, comércios e instituições privadas sejam compartilhadas de forma segura e regulamentada com o poder público. Segundo o documento, o principal objetivo da lei é estimular a cooperação entre o setor público e o privado.

Com essa integração, o município espera alcançar três resultados principais:

  • Apoio a investigações e maior agilidade na resposta a incidentes;

  • Reforço do videomonitoramento urbano em tempo real, ampliando o alcance da vigilância;

  • Redução de custos públicos, por meio do uso colaborativo de tecnologias já disponíveis na rede privada.

Essa é uma das iniciativas voltada a da redução da criminalidade, em especial pela alta da violência inclusive no número de furtos e roubos. Um dos dados que basearam a iniciativa municipal foi o fato de que 60% dos soteropolitanos já foram roubados, indica Plano de Segurança Municipal. Ainda neste levantamento, 72,87% da população está insatisfeita com a segurança na cidade.

Aumento do furto de celular; Foto: Bruno Conha/Secom

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.