'O grande desafio de Salvador é reduzir as desigualdades e se conectar com o seu povo', diz Lídice em sessão na CMS
Deputada federal também criticou a ocupação do solo na cidade e defendeu uma reocupação habitacional no centro antigo da cidade
A ex-prefeita de Salvador e atual deputada federal, Lídice da Mata (PSB-BA) participou, nesta quarta-feira (6), de sessão especial na Câmara de Vereadores da capital baiana do projeto “Lembranças do Futuro de Salvador, Passado e Presente em Prol de Uma Nova Cidade". Com o plenário lotado, a primeira e única mulher que governou a cidade e que se elegeu senadora pela Bahia destacou as realizações do período da sua administração (1993-1997) e a importância de combater as desigualdades sociais, o que considera o maior desafio da para os próximos gestores.
A sessão foi presidida pelo vereador Edvaldo Brito (PSD) e teve ainda a presença dos vereadores Silvio Humberto, Arnando Lessa e Marta Rodrigues (PT), Randerson Leal (PDT), Laina Crisóstomo (PSOL), Hélio Ferreira (PCdoB) e Teo Senna (União), além dos deputados estaduais Ângelo Almeida, atual secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado e Fabíola Mansur (PSB).
A ex-prefeita destacou a participação popular durante a sua gestão e iniciativas como a Fundação Cidade Mãe, as obras viárias Iguatemi/Paralela e Garibaldi/Lucaia, além do fato de Salvador ter tido a primeira escola pública do Brasil com acesso à internet. Ela também ressaltou a maior renovação de frota de ônibus da história de Salvador, que tinha uma tarifa justa à época e iniciativas estruturantes como as obras do canal do Paraguary, em Periperi, a construção de casas populares e a recuperação de centenas de ruas e avenidas.
Lídice afirmou ainda que reconhece os esforços de sucessores na Prefeitura de Salvador, mas cobrou melhorias no sistema de transporte, na ocupação do solo e na melhor gestão de recursos vindos de impostos como o IPTU. “Temos um IPTU caro que não retorna como deveria para a população”, avaliou.
Ela também criticou a ocupação do solo na cidade e defendeu uma reocupação habitacional no centro antigo da cidade. “Além disso, precisamos nos conectar com o nosso povo, fazendo com que a economia dialogue com as comunidades para proporcionar a geração de emprego e renda”, afirmou.
A atual deputada federal ressaltou ainda a importância de personagens que fizeram parte da sua administração e citou nominalmente todos os que compuseram o seu secretariado e autarquias e citou a perseguição sofrida com o sequestro de verbas e a produção de fake news sobre o seu mandato.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!