'Não estou em busca de protagonismo', diz Alcolumbre após vitória no Senado
O senador lembrou que, há seis anos, foi eleito pela primeira vez para presidir o Senado
Fonte: Da Redação
Eleito neste sábado (1º) para presidir o Senado Federal no biênio 2025-2026, o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) afirmou, em seu primeiro discurso no plenário da Casa, que não busca protagonismo. "Não é isso que me move aqui. Quero ser um catalisador desse Senado. E ajudar a construir os consensos que forem necessários para melhorar a vida da população brasileira", declarou.
Alcolumbre destacou que, embora retorne à presidência do Senado, continuará sendo um senador como todos os outros, sem se considerar superior. “Tenham certeza de que continuo igual. Volto a presidir o Senado Federal, mas continuo sendo um senador, como cada um dos senhores e das senhoras. Nem maior, nem melhor do que ninguém”, disse.
+ O que faz um senador? O Aratu On Explica para você
Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
O senador lembrou que, há seis anos, foi eleito pela primeira vez para presidir o Senado, com 42 votos, e que, neste ano, recebeu 73 votos, refletindo o apoio de uma unidade política entre partidos de diferentes ideologias. "Isso representa claramente o amplo respaldo político que esse plenário está conferindo ao projeto coletivo que nós construímos juntos. Esse amplo apoio, mesmo em um contexto com várias candidaturas, demonstra que o Senado Federal está unido e sabe a direção na qual pretende caminhar", afirmou.
Alcolumbre também ressaltou que sua presidência abrange não apenas o Senado, mas também o Congresso Nacional, e que conta com o apoio das senadoras e senadores que farão parte da construção política e institucional. “Essa presidência, que não é apenas do Senado, mas também do Congresso Nacional, inicia, portanto, com a força somada das senadoras e dos senadores que apoiaram esse projeto e que serão parte dessa construção política e institucional, fundamental para o Estado brasileiro”, afirmou.
O senador reafirmou seu compromisso com a equidade dentro do Senado, prometendo que será “uma Casa de iguais, onde cada senadora e cada senador terá voz e espaço, independentemente de sua ideologia ou orientação política”. Ele enfatizou que a força da presidência vem da grandeza do Senado, uma instituição bicentenária, que só se mantém grande pela soma das forças.
Por fim, Alcolumbre destacou os principais objetivos de sua gestão: "Vamos trabalhar pelo Brasil, promover a geração de emprego, o crescimento econômico, o desenvolvimento social, proteger a saúde pública, dar uma educação de qualidade aos brasileiros e também, muito importante, estarmos atentos todos os dias à questão da segurança dos brasileiros".
“Todos aqui estamos genuinamente imbuídos da missão de contribuir para a solução dos problemas do presente e para a construção de um futuro mais próspero e mais justo para o Brasil, mas especialmente para milhões de brasileiros que esperam isso dessa Casa. Não do Senado, não da Câmara. Mas do Poder Legislativo do Brasil”, concluiu.
Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
LEIA MAIS: Senado e Câmara elegem novos presidentes; conheça os candidatos
Siga a gente no Insta, Facebook e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).