Na Bahia, Lula entrega ambulâncias e anuncia investimentos no Irmã Dulce

Nesta sexta-feira (6), Lula cumpre agenda na Bahia com entregas de ambulâncias e anúncios no Hospital Irmã Dulce

Por, João Tramm e Ananda Costa.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Salvador, nesta sexta-feira (6), com foco em ações na área da saúde. Lula cumpre agenda na Bahia com entregas de ambulâncias e anúncios no Hospital Irmã Dulce.

 Lula cumpre agenda na Bahia com entregas de ambulâncias. Foto: João Tramm | Aratu On

Pela manhã, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, participa da entrega de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e de equipamentos voltados à rede pública estadual e municipal. À tarde, segue para as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), em Salvador, onde fará novos anúncios para o setor.

 Lula cumpre agenda na Bahia com entregas de ambulâncias e anúncios no Hospital Irmã Dulce

Foto: João Tramm | Aratu On

A primeira atividade ocorre às 10h30, no Parque de Exposições da capital baiana. No local, serão entregues 107 ambulâncias do Samu destinadas a municípios do estado, além de 32 Unidades Odontológicas Móveis. As ações fazem parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) voltado para a saúde e somam investimentos de aproximadamente R$ 345 milhões.

Também estão previstas a entrega de 575 kits de Telessaúde, dez conjuntos de equipamentos cirúrgicos — voltados para cirurgias gerais e oftalmológicas — e 1.030 combos de equipamentos para Unidades Básicas de Saúde (UBS), que devem atender municípios de diferentes regiões da Bahia. Durante a cerimônia, ainda serão assinadas ordens de serviço para a construção de três policlínicas estaduais nos municípios de Ibotirama, Ipirá e Seabra.

Segundo o Ministério da Saúde, a Bahia é o primeiro estado a receber os chamados “combos cirúrgicos”, uma nova estratégia para ampliar a capacidade de realização de procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). Serão investidos R$ 15,2 milhões em dez combos — sete de cirurgia geral e três de oftalmologia — que inicialmente atenderão hospitais como as Obras Sociais Irmã Dulce e o Hospital Humberto Castro Lima.

A agenda conta com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, além de autoridades estaduais e municipais. O governo federal destaca que as medidas integram o programa Agora Tem Especialistas, criado para ampliar o acesso a atendimentos especializados e reduzir filas de exames e cirurgias.

No período da tarde, Lula visita as Obras Sociais Irmã Dulce, referência nacional no atendimento pelo SUS, onde deve detalhar novas ações e investimentos para a área da saúde no estado.

LEIA MAIS: Após cirurgia de catarata, Lula recebe alta hospitalar

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Tópicos relacionados

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.