Movimento que ‘tem força e voz’, diz Neto após fim da caminhada de Nikolas
Líder da oposição na Bahia comenta ato da extrema-direita: Movimento que ‘tem força e voz’, diz Neto após fim da caminhada de Nikolas Ferreira
Por João Tramm.
O ex-prefeito de Salvador e líder da oposição na Bahia, ACM Neto, sobre a caminhada promovida pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) em direção a Brasília. Movimento que ‘tem força e voz’, diz Neto após fim da caminhada de Nikolas
Para Neto, o ato demonstrou que há um grupo politicamente organizado no país, capaz de mobilizar pessoas em torno de pautas conservadoras.

Movimento que “tem força e voz”, diz ACM Neto após caminhada de Nikolas Ferreira
A declaração foi feita, nesta segunda-feira (26), durante a entrega de um novo viaduto em frente ao Shopping da Bahia, na capital baiana, quando o político foi questionado sobre a repercussão da manifestação. O evento ocorreu no dia do aniversário de Neto, que ainda contou com homenagem de sua filha.
Segundo ACM Neto, a mobilização evidencia a força da militância política e indica que o processo eleitoral deve ser marcado por intensa participação popular nas ruas.
“Olha, é uma prova de que existe um movimento no Brasil que é vivo, que tem força e tem voz, não há dúvida, estão concordando ou discordando, achando certo ou errado o que ele fala, não tem treinamento no mérito, mas ele fez um movimento que mobilizou milhares de pessoas, algo que foi espontâneo, ali não tem ninguém pago”
Para o ex-prefeito, independentemente das posições políticas ou das opiniões sobre o discurso do deputado, a caminhada demonstrou capacidade real de engajamento popular, sem indícios de mobilização artificial. Em seguida, Neto afirmou que esse tipo de participação deve se refletir diretamente no cenário eleitoral.
“Mostra que existe um grupo de brasileiros que pensam de uma forma e também que tem a capacidade de se mobilizar, isso tudo eu acho que é um sinal de que esta eleição será bastante tomada pela presença da militância política, dos torcedores da política e até dos eleitores na rua, eu acho que vai ser uma eleição muito acirrada, com uma intensa presença popular nas ruas.”
Segundo ele, a tendência é de uma disputa marcada por forte atuação de militantes, apoiadores e eleitores em espaços públicos, o que deve tornar o processo mais disputado e visível nas ruas.
“Democracia, eu acho bom, desde que aconteça possibilidade, com respeito, compreendendo que existem diferenças, então um dia é a direita, outro à esquerda, outro é o centro, que todos vão à rua e protestam”.
Entenda caminhada de Nikolas Ferreira
A mobilização liderada por Nikolas Ferreira percorreu aproximadamente 240 quilômetros, saindo de Paracatu, no Noroeste de Minas Gerais, até Brasília. O grupo passou por diversas cidades ao longo do trajeto, onde os participantes pernoitaram antes de seguir viagem.
O deputado chegou à Praça do Cruzeiro, no Distrito Federal, no início da tarde deste domingo (25), local que concentrou apoiadores para o encerramento da caminhada. A escolha do ponto ocorreu após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que proibiu manifestações nas imediações do Complexo Penitenciário da Papuda, onde o ex-presidente Jair Bolsonaro está detido.
Entre as principais pautas defendidas por Nikolas durante o ato estão a anistia para os condenados pelos ataques de 8 de Janeiro e críticas à atuação do STF. O evento contou com a presença de parlamentares do Partido Liberal e familiares de Bolsonaro, incluindo a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
"Nós queremos, Davi [Alcolumbre], a instalação da CPMI do INSS e da CPMI do Banco Master. Nós estamos aqui também como um grito de quem não aguenta mais. Para poder saber e punir quem teve ações criminosas ou o que aconteceu pra uma esposa de um ministro do STF ter um contrato de R$ 129 milhões com o Banco Master", declarou.
Mesmo sob chuva intensa, os manifestantes permaneceram no local. Durante a concentração, algumas pessoas foram atingidas por um raio, mas até o momento não há registro oficial de feridos.
Raio atinge manifestantes
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou, no início da noite deste domingo (25), que o incidente em que apoiadores foram atingidos por um raio durante um ato em Brasília não ocorreu por irresponsabilidade da organização do evento. Segundo ele, trata-se de um “incidente natural”.
Nikolas visitou os feridos no Hospital de Base, para onde as vítimas foram levadas após serem surpreendidas por uma descarga elétrica durante a chuva que atingiu a região no momento da manifestação.
O raio atingiu a região central de Brasília, próximo à Praça do Cruzeiro, onde se reuniam manifestantes. Ao menos 30 pessoas foram encaminhadas para atendimento hospitalar em decorrência do acidente, com diversos sintomas como torsões, dores musculares, queimaduras nas mãos e no tórax, além de casos de hipotermia.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).