Mercados baianos registram desabastecimento de carne após boicote ao Carrefour
Registros obtidos pelo jornal Aratu Notícias, da TV Aratu, mostram prateleiras vazias e com redução da oferta de peças de carne
Consumidores baianos identificaram desabastecimento de carne bovina em frigoríficos de mercados como Sam’s Club, Bompreço e Atacadão. As lojas fazem parte do grupo francês Carrefour, que sofreu boicote de produtores brasileiros.
Registros obtidos pelo jornal Aratu Notícias, da TV Aratu, mostram prateleiras vazias e com redução da oferta de peças de carne.
Assista matéria abaixo
A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) informou que pretende entrar com uma ação na União Europeia contra o Carrefour após as declarações do CEO da rede varejista, Alexandre Bompard, que afirmou que a empresa priorizaria produtores franceses e deixaria de comprar carne proveniente do Mercosul, por supostos descumprimentos dos países sul-americanos de normas exigidas pela Europa.
Presidente da CNA, o baiano João Martins reforçou protestou contra as declarações. “Hoje somos os maiores exportadores de carne do mundo. Diante dessa acusação, precisamos entrar com as ações devidas para buscar esclarecimentos da verdade”, afirmou.
+ Ministro da Agricultura critica embargo francês e apoia boicote ao Carrefour
Pedido de desculpas
Em um comunicado divulgado nesta terça, o Carrefour lamentou o episódio e reforçou a importância de sua relação com o setor agrícola brasileiro. "Lamentamos que a nossa comunicação tenha sido interpretada como uma forma de pôr em causa a nossa parceria com a agricultura brasileira e uma crítica a ela", diz a nota.
A empresa também reconheceu a necessidade de amenizar os impactos causados pelas declarações anteriores. "É nossa responsabilidade apaziguar as divergências que o comunicado sobre a carne do Mercosul gerou com o Brasil", afirmou o Carrefour, destacando ainda que "melhor do que ninguém, conhecemos os padrões que a carne brasileira atende, sua ótima qualidade e sabor. Continuaremos a promover os setores agrícolas brasileiros como fazemos no Brasil há quase 50 anos". A carta foi endereçada ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (leia íntegra da carta aqui).
Fontes do setor de frigoríficos confirmaram, segundo o portal UOL, que o fornecimento de carne para o Carrefour no Brasil será retomado após o pedido de desculpas oficial.
Siga a gente no Insta, Facebook, Twitter e Bluesky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).