Meios para combater a violência contra profissionais de imprensa na Bahia serão debatidos na Câmara de Salvador
O objetivo é trazer os ataques à democracia no Brasil também por meio do crescimento nos casos de censura à imprensa, à informação e a liberdade de expressão que tem vitimado jornalistas
Uma audiência pública sobre a “Democracia e Acesso à Informação em perigo: como combater a crescente violência contra profissionais de imprensa na Bahia” será realizada na Câmara Municipal de salvador na segunda-feira (19/7). O evento pode ser acompanhado ao vivo, a partir das 10 horas, pela TV Câmara e pelas redes sociais.
O objetivo é trazer os ataques à democracia no Brasil também por meio do crescimento nos casos de censura à imprensa, à informação e a liberdade de expressão que tem vitimado jornalistas, radialistas e demais profissionais tanto em Salvador como nos municípios baianos, com assassinatos, agressões físicas e constantes ameaças.
O tema foi proposto pela vereadora Marta Rodrigues (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e em Defesa da Democracia Makota Valdina. Participarão o jornalista e sócio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Fabio Costa Pinto; deputada federal Lídice da Mata (PSB), relatora da CPI da Fake News; o presidente Sindicato dos Jornalistas do Estado da Bahia (Sinjorba), Moacy Neves, a presidente Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) Maria Jose e o presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI-Bahia) Ernesto Marques.
“A preocupação com a crescente escalada de violência contra jornalistas em todo o estado da Bahia é um sentimento compartilhado por todos os profissionais do setor, o que requer ações mais enérgicas por parte das autoridades governamentais e do Poder Judiciário a fim de solucionar esse grave problema que tem atingido toda a nossa categoria “, afirma o jornalista sócio da ABI Brasileira, Fábio Costa Pinto.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.