Margareth Menezes participa da Lavagem do Bonfim e Noite da Beleza Negra
Ministra e cantora Margareth Menezes participará de compromissos religiosos em Salvador e no interior do estado
Por Juana Castro.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, cumpre agenda oficial na Bahia entre os dias 15 e 17 de janeiro, com compromissos em Salvador, Cachoeira e Santo Amaro da Purificação, voltados a celebrações religiosas, patrimônio cultural e manifestações da cultura popular.

O primeiro compromisso ocorre nesta quinta-feira (15), em Salvador, com a participação nas cerimônias da Lavagem do Bonfim. A programação começa às 7h30, no culto ecumênico realizado na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia.
+ Aratu On comprova: caminhada da Lavagem do Bonfim tem 7,2 km
Neste ano, a Festa do Bonfim tem como tema “O Exercício do Ministério Público de Jesus, o Amado Senhor do Bonfim”. Reconhecida nacional e internacionalmente, a celebração marca 280 anos de devoção desde a chegada da imagem à Bahia. O cortejo, os ritos religiosos e as manifestações populares que ocorrem na Colina Sagrada consolidam a festa como símbolo de fé, tradição e diversidade cultural.
+ Veja como vai funcionar esquema de transporte para Lavagem do Bonfim
Margareth Menezes em Cachoeira
Na sexta-feira (16), a agenda da ministra será no município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano. Pela manhã, Margareth Menezes fará a entrega da placa de reconhecimento do Terreiro Ilê Axé Icimimó Aganjú Didê como Patrimônio Cultural do Brasil.
No período da tarde, a ministra assina a Ordem de Serviço das obras emergenciais da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios e participa da cerimônia de abertura e homenagem da 7ª edição do Rede Capoeira – Heróis Populares.
Durante o evento, será realizada a entrega do Troféu Sankofa, honraria destinada a mestres e mestras da capoeira, do samba de roda e da religiosidade popular que dedicaram suas trajetórias à preservação e transmissão de saberes ancestrais.
Visita a Santo Amaro e Noite da Beleza Negra
No sábado (17), a ministra da Cultura segue para Santo Amaro da Purificação, onde visita, a partir das 10h30, as obras do Bembé do Mercado. Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Bembé do Mercado é considerado o maior candomblé de rua do mundo.
A celebração reúne integrantes de diversos terreiros de Candomblé no Largo do Mercado, em Santo Amaro, e é uma das mais tradicionais manifestações religiosas do Recôncavo Baiano.
À noite, Margareth Menezes participa como jurada da 45ª Noite da Beleza Negra, evento promovido pelo Ilê Aiyê, o primeiro bloco afro do Brasil.

+ Vovô do Ilê diz que empresariado brasileiro é racista e sugere cotas em eventos musicais
+ Idosa de 73 anos sofre acidente em banheiro químico no Bonfim: 'As porcarias caíram em cima de mim'
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).