Política

Lula sobre novos presidentes do Legislativo: 'Sou amigo dos dois'

Presidente Lula deu declaração nesta segunda-feira (3)

Fonte: Da Redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu, nesta segunda-feira (3), que os novos presidentes das casas legislativas "não terão problema" na relação política com o Poder Executivo. Lula reuniu-se com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e com o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), ambos eleitos no último sábado (1º) para um mandato de dois anos.


"Eu sou amigo dos dois, tenho conhecimento do compromisso democrático que os dois têm e eu quero dizer para eles que eles não terão problema na relação política com o Poder Executivo", afirmou Lula em declaração à imprensa após o encontro no Palácio do Planalto.


Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom




O presidente reforçou seu compromisso com o diálogo e destacou que não encaminhará projetos de interesse pessoal ou partidário, mas apenas aqueles "de interesse vital para o povo brasileiro". "Jamais eu mandarei um projeto para a Câmara dos Deputados ou o Senado sem antes ouvir a liderança dos partidos políticos, que são os que vão brigar, lá dentro, para aprovar esses projetos. Jamais nós iremos mandar um projeto sem que haja anuência daqueles que trabalham para que as coisas deem certo no Brasil", declarou.


Lula também minimizou divergências partidárias e ideológicas, destacando que essas questões "que dividiam [os candidatos] durante as eleições" devem ser deixadas de lado. "Eu tenho certeza que a nossa convivência será um exemplo de fortalecimento da democracia brasileira", afirmou.


O presidente concluiu ressaltando a importância da harmonia entre os Três Poderes. "A normalidade de um país é a convivência tranquila e pacífica entre os poderes. O Poder Executivo, o Poder Legislativo e o Poder Judiciário, cada um sabendo a tarefa que tem", pontuou.


Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil




Após a reunião, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, anunciou que o governo deve apresentar, na próxima semana, os projetos prioritários do Executivo para os próximos dois anos. Entre as medidas destacadas estão o estímulo ao micro e pequeno empreendedor, a isenção de Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil, iniciativas na área da educação, como um novo plano nacional de educação, e projetos para enfrentamento das mudanças climáticas e combate a crimes digitais.


Senado


O senador Davi Alcolumbre foi eleito com 73 dos 81 votos, derrotando Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE). Como presidente do Senado, ele também assume a chefia do Congresso Nacional. Alcolumbre, que já exerceu essa função entre 2019 e 2021, afirmou que seu objetivo é fortalecer o Legislativo e atuar em parceria com o Executivo para atender às demandas da população.


+ AL-BA tem eleição nesta segunda; Adolfo Menezes deve ser reeleito


"A gente não tem tempo de criar crise onde não existe, porque o nosso tempo tem que ser aproveitado integralmente para entregar para as pessoas", disse Alcolumbre, ressaltando a importância do encontro com Lula como um gesto de maturidade institucional. Ele também defendeu um Legislativo "forte, altivo e equilibrado" e destacou o compromisso em apoiar e aprimorar as agendas prioritárias do governo.


Câmara


Na Câmara dos Deputados, Hugo Motta foi eleito presidente com 444 votos dos 513 parlamentares, superando Marcel van Hattem (Novo-RS) e Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ). Aos 35 anos, ele se torna o mais jovem presidente da Casa desde a redemocratização.


Após a reunião com Lula, Motta defendeu a construção de uma agenda positiva para o país. "Essa harmonia, penso eu, é o que o Brasil precisa", afirmou. Ele enfatizou a importância do diálogo entre os poderes e do compromisso com pautas produtivas. "Que nós tenhamos a capacidade de tratarmos as pautas que serão enviadas pelo Executivo, tratarmos as pautas que serão propostas [pelos parlamentares], sempre buscando termos uma agenda que seja produtiva", acrescentou.


Os trabalhos legislativos foram retomados nesta segunda-feira (3), com uma sessão do Congresso Nacional marcada para as 16h. Entre as primeiras tarefas dos parlamentares está a definição dos presidentes e vices das comissões temáticas permanentes.




Siga a gente no InstaFacebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp). 



Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.