Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco

Em nota oficial, Lula lamentou a perda do Papa Francisco e exaltou seu legado

Por Bruna Castelo Branco.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou, nesta segunda-feira (21), luto oficial de sete dias em homenagem ao Papa Francisco, que morreu aos 88 anos. Em nota oficial, Lula lamentou a perda do pontífice e exaltou seu legado como “voz de respeito e acolhimento ao próximo”.

“Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o Papa buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio. A união, onde havia a discórdia”, afirmou o presidente.

Arcebispo de Salvador é um dos sete brasileiros que estarão no conclave

Brasileiros estão entre cotados à sucessão do Papa Francisco; veja lista

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Lula destacou os valores de amor, tolerância e solidariedade propagados por Francisco, além de sua atuação em temas sociais e ambientais. Segundo ele, o Papa levou ao centro da Igreja debates sobre mudanças climáticas e criticou modelos econômicos que geram injustiça e desigualdade.

“Ele sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito”, disse Lula.

+ 'Meu povo é pobre e eu sou um deles': conheça a história do Papa Francisco

Papa Francisco pediu funeral 'simples e focado na fé', diz Vaticano

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente também relembrou os encontros com Francisco, ao lado da primeira-dama Janja da Silva, e afirmou que compartilhou com ele ideais de paz, igualdade e justiça. “Ideais de que o mundo sempre precisou. E sempre precisará”, afirmou.

Ao final da nota, Lula desejou conforto aos que sofrem com a perda do pontífice. “O Santo Padre se vai, mas suas mensagens seguirão gravadas em nossos corações”, concluiu.

Bruno e Jerônimo lamentam morte do Papa Francisco

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), também lamentou a morte do Papa Francisco. “Recebo com profundo pesar e tristeza a notícia do falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco, líder maior da Igreja Católica e referência mundial de fé, humildade e compromisso com os mais pobres. Sua trajetória foi marcada por uma atuação firme em defesa da paz, da justiça social e da dignidade humana”, disse o gestor.

“O Papa Francisco deixa um legado que transcende as fronteiras da religião. Com simplicidade, coragem e palavras sempre guiadas pelo amor, ele tocou os corações de milhões ao redor do mundo, pregando a solidariedade, o cuidado com o próximo e o respeito às diferenças. Foi um defensor incansável do meio ambiente e da inclusão social, sempre atento às dores da humanidade. Que sua luz continue a guiar caminhos de fraternidade e compaixão”, concluiu o prefeito.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), também usou as redes sociais para expressar o luto pela morte do líder da Igreja Católica. "O mundo se despede hoje de uma das maiores referências de fé, humanidade e coragem do nosso tempo. Papa Francisco foi a voz dos pobres, dos esquecidos, dos que mais precisavam de justiça e dignidade. Sinto com tristeza sua partida e peço a Deus que conforte os corações de todos que hoje choram essa perda. Seu exemplo deixa um rastro de esperança e compromisso com o bem comum", escreveu o governador.

"Que a gente siga honrando sua memória com atitudes concretas, construindo uma sociedade mais justa, humana e solidária. Descanse em paz, Santo Padre", finalizou.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.