Lula cumpre agenda em Salvador a partir desta sexta (6)

No sábado, Lula formalizará pré-candidatura à presidência da República, durante comemoração pelos 46 anos do PT

Por Matheus Caldas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre agenda em Salvador na sexta-feira (6) e no sábado (7). A informação foi confirmada ao Aratu On pelo secretário de Relações Institucionais (Serin) do governo da Bahia, Adolpho Loyola.

Segundo o secretário, o chefe de Estado fará entrega de ambulâncias a cidade do interior, além de projetos do Novo PAC. No sábado, o presidente formalizará a pré-candidatura à presidência da República, durante comemoração pelos 46 anos do PT.

Última visita de Lula a Salvador, em janeiro, durante evento do MST | Foto: Ricardo Stuckert / PR

Esta é a segunda agenda marcada para Lula na capital somente em 2026. No final de janeiro ele participou de ato do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no Parque de Exposições de Salvador.

Uma terceira agenda também está prestes a ser confirmada para o presidente na capital baiana: o carnaval. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) disse que Lula deve estar no sábado da folia soteropolitana. Tomara que dê certo. Ele vai ser homenageado com um bloco carnavalesco, uma escola de samba no Rio de Janeiro. Mas mesmo assim, está prevista a vinda dele”, afirmou, em entrevista coletiva, nesta segunda-feira (2). 

Última visita de Lula a Salvador

O presidente afirmou que “não adianta sonhar” com mudanças no país sem uma correlação de forças favorável no Congresso Nacional. Durante o 14º Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Salvador, Lula criticou a predominância da bancada ruralista e defendeu que integrantes do movimento disputem as eleições.

Segundo o presidente, a baixa representação dos movimentos do campo no Legislativo dificulta o avanço de pautas como a reforma agrária.

Lula durante visita a Salvador, em 2022 | Foto: Ricardo Stuckert

"Não adianta a gente sonhar muito e, depois do resultado eleitoral, colocar 574 deputados da bancada ruralista e apenas dois sem-terra eleitos como deputados federais", afirmou. "Ou nós assumimos, ou eles assumem. É muito sério a gente levar a sério o que pode acontecer este ano no Brasil", completou.

No evento, realizado no Parque de Exposições, o presidente também comentou o cenário político pós-eleições. De acordo com ele, o país passou oito anos sob os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro, período que, segundo sua avaliação, representou retrocessos para os trabalhadores rurais, para a indústria e para o mercado de trabalho.

Lula comparou esse período com os três anos de sua atual gestão e afirmou que essa diferença ajuda a explicar os avanços já alcançados e as conquistas que, segundo ele, ainda podem ocorrer nos próximos anos. "A omissão leva a gente a ver o que aconteceu neste país", declarou.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.