Lavagem do Bonfim e Festa de Iemanjá são feriados em Salvador? Entenda
Reconhecidas como patrimônios culturais e símbolos da identidade baiana a Lavagem do Bonfim e Festa de Iemanjá não são feriados em Salvador
Por Rosana Bomfim.
Mesmo reunindo milhões de fiéis, moradores e turistas todos os anos, a Lavagem do Bonfim, realizada nesta quinta-feira (15), e a Festa de Iemanjá, comemorada em 2 de fevereiro, não são consideradas feriados municipais em Salvador.
As celebrações, reconhecidas como patrimônios culturais e símbolos da identidade baiana, seguem fora do calendário oficial da capital. A principal explicação para a ausência do status de feriado está na lei federal nº 9.093, de 1995, que estabelece um limite para feriados religiosos nos municípios brasileiros. De acordo com a legislação, cada cidade pode instituir no máximo quatro feriados religiosos.

Em Salvador, todas as datas religiosas reconhecidas oficialmente como feriado municipal são de tradição católica: Paixão de Cristo (Sexta-feira Santa), Corpus Christi, Dia de São João e Dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Com o limite já atingido, outras celebrações religiosas, mesmo de grande relevância cultural, não podem ser incluídas no calendário oficial.
Apesar de não serem feriados, a realização das festas provoca mudanças na rotina das regiões onde ocorrem os eventos. A grande concentração de pessoas costuma impactar o trânsito, o transporte público e a circulação local, além de interferir no funcionamento do comércio e de serviços.
Em alguns casos, empresas e órgãos públicos localizados na Cidade Baixa e no Rio Vermelho adotam ponto facultativo ou horários reduzidos durante as celebrações.
A medida, no entanto, não é obrigatória e se restringe, em geral, a moradores e trabalhadores dessas áreas, enquanto o restante da cidade mantém funcionamento normal.

Aratu On terá transmissão ao vivo da Lavagem do Bonfim 2026
Tradição na TV Aratu, programa sobre festas populares e o Aratu On transmitirá a Lavagem do Bonfim ao vivo a partir das 8h nesta quinta-feira (15).
A transmissão vai mostrar todo o percurso, que tem início na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, onde ocorre um culto ecumênico, e segue até a Igreja do Bonfim.
No ano passado, a live do Aratu On registrou alto engajamento do público, com pico de 1.439 espectadores simultâneos. Além disso, a resposta do público foi positiva, com o envio de mensagens e reações durante a transmissão.
LEIA MAIS: Vai chover na Lavagem do Bonfim? Veja a previsão para Salvador
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).