Lavagem do Bonfim abre caminho para um verão histórico, diz presidente da Saltur
Presidente da Saltur comentou sobre a importância das festas populares para o turismo em Salvador
Durante a tradicional Lavagem do Bonfim, que está completando 280 anos de história, o presidente da empresa Salvador Turismo (Saltur) , Isaac Edington, comentou sobre a expectativa para o verão de 2025 na capital baiana.
Em entrevista ao repórter João Brandão, do Aratu On, Isaac Edington destacou a importância da Lavagem do Bonfim para o turismo baiano e reforçou que, a cada ano, a festa tem recebido mais visitantes de fora. Ele também expressou grandes expectativas para as demais festas populares, como, por exemplo, a de Iemanjá, celebrada no dia 2 de fevereiro.
“Depois do Carnaval, do Festival da Virada, a gente vem em seguida, com outro propósito, a Lavagem do Bonfim. A cada ano, os turistas têm vindo a Salvador para participar das nossas festas populares. Estamos percebendo isso desde Santa Bárbara. Certamente, teremos uma festa do Rio Vermelho e de Iemanjá muito histórica”, informou o presidente.
Lavagem do Bonfim
Com o tema “Amado Jesus, Senhor do Bonfim, Nossa Esperança, há 280 anos entre nós.”, os festejos de 2025 serão fundamentados na vivência do Jubileu de Esperança – convocado pelo Santo Padre, o Papa Francisco – e o aniversário da chegada da imagem do Senhor do Bonfim, trazida à Bahia em abril de 1745.
Em 2025, as celebrações em honra à Guarda Imortal da Bahia contarão com atos religiosos, culturais e turísticos, como o hasteamento da bandeira da Festa do Senhor do Bonfim; Celebrações Eucarísticas; procissões (terrestres e marítima); concentrações arquidiocesanas do Apostolado da Oração, Enfermos e Ministros Extraordinários da Eucaristia; apresentações musicais e quermesses, além da realização da 16ª edição da Caminhada “Lavagem de Corpo e Alma” e a 2ª “Missa no Mar”.
Realizada pela primeira vez em 2008, a Caminhada “Lavagem de Corpo e Alma” passou a integrar a segunda maior manifestação popular da Bahia, a “Lavagem das escadarias da Basílica Santuário do Bonfim do Bonfim”, a partir do objetivo de unir a fé e a solidariedade, em prol da obra social que atua na Colina Sagrada há mais de 15 anos: o Projeto Bom Samaritano.
Usar roupas confortáveis e se hidratar bastante são cuidados básicos para a caminhada. Foto: Valter Pontes/Secom PMS
LEIA MAIS: Confira dicas de como fazer uma boa caminhada na Lavagem do Bonfim
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).