Justiça eleitoral suspende divulgação de trecho de pesquisa que vincula ACM Neto a Ciro Gomes
Na última segunda, a pesquisa mensurou um cenário em que os pré-candidato ao Palácio de Ondina eram vinculados aos nomes postos para a corrida pela Presidência da República
O desembargador eleitoral Vicente Oliva Buratto, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), determinou a suspensão de trecho pesquisa divulgada na última segunda-feira (21/3) pelo Instituto Opnus, encomendada pela Rádio Salvador FM. O levantamento mensurou um dos cenários da eleição com apoio de Ciro Gomes (PDT) ao pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (UB).
O pedido foi feito pelo partido, numa ação impetrada pelo advogado Ademir Ismerim. Na decisão da Corte eleitoral, a qual o Aratu On obteve acesso, o desembargador deferiu parcialmente a tutela de urgência, e exigiu “a imediata suspensão da divulgação”. Desta forma, está vedada a divulgação em Facebook, Whatsapp, Instagram, páginas na internet ou qualquer outra mídia digital, sob pena de pagamento de multa diária, arbitrada em R$5 mil.
Por outro lado, Buratto entende que o documento protocolado pelo União Brasil “não está devidamente autenticado por quem de Direito”. Desta forma, o representantes da legenda foram convocados “para que, no prazo de 5 (cinco) dias, promova a regularização de sua representação processual, sob pena de extinção da presente representação sem resolução de mérito”.
Na última segunda-feira, a pesquisa mensurou um cenário em que os pré-candidato ao Palácio de Ondina eram vinculados aos nomes postos para a corrida pela Presidência da República. Neste cenário, Neto foi vinculado a Ciro, Jerônimo Rodrigues (PT) associado ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), João Roma (Republicanos) ao presidente Jair Bolsonaro (PL), e Kleber Rosa (PSOL) a Guilherme Boulos (PSOL).
Diante deste contexto, a diferença de 59% entre Neto e Jerônimo, num cenário sem apoios, caiu para 8%, quando vinculado aos nome da eleição presidencial.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.