Jerônimo repudia piada xenofóbica de ministro do STJ contra baianos

Ministro João Otávio de Noronha fez comentário sobre baianos durante sessão virtual do STJ; declaração foi alvo de críticas e reações

Por Da Redação.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), criticou, na noite desta quarta-feira (19), a declaração do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, que fez uma piada xenofóbica sobre os baianos durante sessão virtual na terça-feira (18).

Durante a sessão, Noronha brincava com o ministro Raul Araújo, que comentava ter lesionado o menisco enquanto jogava basquete. "Você já sabe né, baiano que joga basquete. Dizem que o baiano é tão ágil, tão ágil que quando ele arremessa a bola na sexta e ela só cai no sábado [risos]. Os baianos que me perdoem, têm uma simpatia enorme. Não me expulsem de lá porque eu adoro acarajé", disse o magistrado. Após a fala, Araújo ressaltou ser cearense, nascido em Fortaleza.

Ministro do STJ, João Otávio de Noronha | Foto: José Cruz/Agência Brasil

A declaração gerou repercussão, e o governador da Bahia classificou a fala como xenofóbica. "A fala descabida de um dos ministros de uma instituição respeitável como o STJ não pode ser considerada apenas uma piada de mau gosto. É xenofobia pura. É estarrecedor ouvir, em pleno 2025, uma autoridade reproduzir um estereótipo preconceituoso contra o povo baiano", afirmou Jerônimo Rodrigues em suas redes sociais.

Jerônimo também ressaltou o compromisso em defender a imagem do estado. "Sempre defenderei meu estado e não aceitarei que tentem reduzir a Bahia a uma visão superficial e distorcida. Nosso povo é inteligente, trabalhador, competente e dedicado. Não vamos normalizar esse tipo de discurso. Respeite a Bahia", finalizou.

Veja fala do ministro do STJ

Jerônimo Rodrigues | Foto: Luciano Carcará

 

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.