Greve dos professores da rede privada preocupa secretário de Educação de Salvador
Thiago Dantas afirmou ao Aratu On que uma paralisação nas escolas particulares pode prejudicar a aprendizagem dos estudantes e defendeu diálogo entre professores e sindicato patronal
Por João Tramm.
A possível greve dos professores da rede privada preocupa secretário de Educação, Thiago Dantas. Em entrevista ao Aratu On, o chefe da pasta municipal indicou que acompanha com preocupação a possibilidade de uma greve dos professores da rede particular de ensino na Bahia. A declaração foi dada após a categoria decidir manter o estado de greve, mas sem iniciar, neste momento, a paralisação.
"A gente sempre tem muita preocupação. Sabemos que o funcionamento de qualquer rede, seja pública ou privada, depende de uma condição de permanência dos estados de normalidade. Paralisações, greves, a gente tem muita preocupação."

A categoria já realizou alguns atos e paralisação por determinados períodos, apesar disso, até o momento não há previsão de uma greve geral por tempo indeterminado. O impasse ocorre ato ocorre por conta da falta de consenso na Campanha Salarial entre a categoria e o sindicato patronal, que representa os donos de escolas.
Thiago Dantas afirmou que qualquer paralisação pode afetar a rotina escolar e defendeu que as negociações tenham como prioridade a aprendizagem dos estudantes.
"Todas as outras questões que não dizem respeito especificamente à aprendizagem do aluno, elas precisam ser tratadas com muita serenidade para que o foco permaneça sendo a aprendizagem do aluno. o que a gente deseja é que as partes interessadas possam sentar, possam conversar, colocar como premissa negociável os interesses dos alunos", pontuou.
Secretário cita experiência da rede municipal
O secretário também relembrou a greve dos professores da rede municipal de Salvador, que ocorreu em 2025 e durou 74 dias. Segundo ele, uma paralisação prolongada pode gerar impactos no processo de ensino: "No passado tivemos uma greve muito longa e foi muito difícil, trazendo muitos prejuízos para os alunos, do ponto de vista pedagógico."
Durante a entrevista, Thiago Dantas também comentou sobre o reajuste concedido aos professores da rede municipal. Segundo ele, a Prefeitura encaminhou o projeto de reajuste alinhado ao percentual definido pelo governo federal, de modo a evitar greves na rede de Salvador.
"Fizemos o reajuste logo ali no retorno dos trabalhos legislativos da Câmara, e o reajuste é retroativo a janeiro. Alinhado com o salário definido pelo governo federal, mas que não repassou toda a verba necessária. O reajuste ainda é aplicável a todos os professores da ativa e da inatividade."
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).
