Governo Lula consulta países sobre Conselho da Paz e avalia resposta a Trump
Diplomatas afirmam que Vieira e Lula ainda buscarão outros governos para obter informações sobre o conselho e conhecer suas posições
Por Dinaldo dos Santos.
O governo Lula consulta países convidados a integrar o Conselho de Paz antes de decidir se o Brasil aderirá ao órgão e avalia uma resposta conjunta ao convite feito pelo presidente dos EUA, Donald Trump. A informação foi publicada pela Folha de São Paulo.

Segundo a publicação, interlocutores disseram que a lista de países chamados e a posição de cada um influenciam a decisão brasileira. O conselho integra a segunda fase do plano dos Estados Unidos para encerrar o conflito entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza e também deve tratar de outros conflitos internacionais.
No sábado (17), ressaltou a Folha, o chanceler Mauro Vieira discutiu o tema com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e com o presidente do Conselho Europeu, António Costa.
Diplomatas afirmam que Vieira e Lula ainda buscarão outros governos para obter informações sobre o conselho e conhecer suas posições.
Lula critica Estados Unidos
Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a ação dos Estados Unidos após a prisão de Nicolás Maduro dentro da Venezuela, algo que Lula chamou de “afronta gravíssima a soberania” do país. Na postagem feita em suas redes sociais, o brasileiro cobrou uma resposta vigorosa da Organização das Nações Unidas (ONU).
Na ocasião, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou a prisão de Nicolás Maduro e sua esposa através de seu perfil no X, afirmando que a ação ocorreu após um “ataque em grande escala”.
LEIA MAIS: Resultado da Mega-Sena: confira números sorteados do concurso 2962
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).