Genial/Quaest: 58% temem que Trump faça ao Brasil o que fez à Venezuela
No início de janeiro, o governo americano lançou uma operação militar contra a Venezuela, resultando na captura do presidente Nicolás Maduro por forças dos EUA
Por Dinaldo dos Santos.
Uma pesquisa do instituto Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (15), mostra que 58% dos brasileiros têm receio de que os Estados Unidos possam realizar no Brasil uma ação semelhante à que fizeram na Venezuela.
Invasão dos EUA à Venezuela
No início de janeiro, o governo americano lançou uma operação militar contra o país vizinho, resultando na captura do presidente Nicolás Maduro por forças dos EUA.
O estudo avaliou as opiniões da população brasileira sobre a intervenção dos EUA na Venezuela e também sobre a forma como o governo do presidente Lula (PT) tem reagido.

De acordo com o levantamento, 66% dos entrevistados acreditam que o Brasil deve permanecer neutro diante da disputa entre Washington e Caracas. Outros 18% defendem que o país apoie os Estados Unidos, enquanto 10% acham que o Brasil deveria se posicionar contra a ação americana.
A pesquisa, realizada entre 8 e 11 de janeiro após manifestações do governo, avaliou a percepção sobre a postura do presidente Lula na crise. Para 51% dos entrevistados, a atuação foi errada, enquanto 37% a consideraram correta. Outros 12% não souberam ou não responderam.
O resultado varia conforme o perfil político. Entre eleitores de esquerda não lulista, 72% avaliam a postura como correta e 23% como errada. Já entre os que se declaram de direita não bolsonarista, 82% consideram a reação errada, contra 11% que a aprovaram.
Lula e Donald Trump
Em outubro do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump se encontraram em Kuala Lumpur. Durante 45 minutos de conversa, os líderes trataram do fim das tarifas impostas a produtos brasileiros e da suspensão da Lei Magnitsky, que prevê sanções a autoridades do Brasil.

Dois meses antes, Lula E havia autorizado o início de um processo para levar à adoção de medidas de retaliação aos Estados Unidos, depois que o governo de Donald Trump impôs tarifas de 50% sobre produtos brasileiros exportados para o mercado norte-americano.
LEIA MAIS: Correia classifica como 'conversas', reunião de Jerônimo e Diego Coronel
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).