Ex-presidentes consultam generais sobre risco de golpe nas eleições de 2022 e ouvem respostas
Emissários ouviram de generais da reserva e da ativa a garantia de que as eleições vão acontecer e de que o vencedor - seja quem for - tomará posse.
Cinco ex-presidentes entraram em contato com militares para saber a disposição dos quartéis em relação a um possível golpe militar por conta das últimas falas de Jair Bolsonaro. Emissários ouviram de generais da reserva e da ativa a garantia de que as eleições vão acontecer e de que o vencedor - seja quem for - tomará posse.
Bolsonaro ameaça de não aceitar o resultado das eleições de 2022 sem a adoção do voto impresso. De acordo com o portal Terra, os generais foram indagados sobre as constantes aparições do chefe do Executivo Nacional em solenidades militares das Forças Armadas e em formaturas de cadetes e sargentos.
Eles explicaram aos seus interlocutores que não podem impedir a presença do presidente nesses eventos, mas que ela não será suficiente para romper a hierarquia. Ou seja, afastaram a hipótese de Bolsonaro contar com insubordinação nas Forças.
Os chefes militares, porém, externaram preocupação de que o presidente e seus aliados tentem fazer isso - e tenham sucesso - com as Polícias Militares. O risco de rompimento da cadeia de comando nas PMs é monitorado pelas Forças Armadas. Os ex-presidentes que se mobilizaram para contatar os militares são Michel Temer, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, José Sarney e Fernando Collor.
CONTATOS DIRETOS
Dos ex-presidentes, um manteve contatos diretos com militares. Trata-se de Fernando Henrique Cardoso. O tucano ouviu que não há hipótese de o Exército embarcar em uma aventura.
O estabelecimento militar estaria se descolando do chamado "partido militar", os oficiais que se uniram para fazer política com Bolsonaro. Há, porém, desconforto com a postura dos comandantes da Marinha, almirante Almir Garnier, e da Aeronáutica, brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.