Eventual apoio do União Brasil a Moro causa primeiro embate interno no partido, diz jornal
A matéria aponta que Bivar avança nas tratativas com o Podemos e com Moro para formar a chapa em que o União Brasil indicaria o vice
O eventual apoio do União Brasil à candidatura do ex-ministro Sergio Moro (Podemos) já causa o primeiro desconforto dentro do partido, segundo matéria publicada nesta quarta-feira (22/12) pela colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo.
A matéria aponta que a possibilidade goza de maior simpatia por parte dos filiados ao PSL, que, por estarem em maior número, possuem mais força que o DEM. Os democratas, por sua vez, não encaram a possibilidade com tanta empolgação.
Segundo a publicação, o descontentamento ficou evidente na última semana, durante jantar de confraternização do DEM, em Brasília.
"Você acha que alguém já chamou a bancada para conversar, para explicar como vai ser esse União Brasil? Nunca", queixou-se um dos parlamentares do partido no dia seguinte. "Até hoje, tudo o que ficamos sabendo sobre essa fusão ou é pela imprensa ou é pelos colegas do PSL, que vêm contar pra gente", disse outro. "Já contei dez falando que pensam em sair do DEM".
Com o acordo firmado entre os partidos, o PSL, na pessoa de Luciano Bivar, ficará com a presidência do União Brasil, enquanto ACM Neto, presidente do DEM, seguirá para a secretaria-geral. O PSL também terá a diretoria financeira, que administra a divisão do fundo eleitoral.
Além disso, o estatuto da nova legenda prevê que as decisões colegiadas, levadas à vice-presidência ou à executiva nacional, têm de ser aprovadas por três quintos. Só que metade dos membros dessas instâncias são indicados pelo PSL e têm relação pessoal ou de negócios com Bivar.
A matéria aponta que Bivar avança nas tratativas com o Podemos e com Moro para formar a chapa em que o União Brasil indicaria o vice. O assunto foi discutido na semana passada entre as cúpulas das duas siglas, em Brasília.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.