Política

Envolvida em polêmicas, ex-prefeita de cidade baiana assume cargo no Governo da Bahia

Não é a primeira vez que ela assume um cargo no estado. Anteriormente, ela já foi assessora de Coordenação de Articulação Política (Coaf) na Secretaria de Relações Institucionais (Serin)

Por Matheus Caldas

Envolvida em polêmicas, ex-prefeita de cidade baiana assume cargo no Governo da Bahia Créditos da foto: Marcos Oliveira / Sudoeste Bahia

Ex-prefeita de Igaporã, a 682 km de Salvador, Rosana Cotrim foi nomeada nesta quinta-feira (20/1) para o cargo de diretora-geral da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). A informação consta no Diário Oficial do Estado, e é assinada pelo governador Rui Costa (PT). Ela substitui Antônio Marcelo Passos Silva, que, de acordo com o documento, pediu para ser exonerado da pasta.


À época filiada ao PR – atual PL –, Rosana foi prefeita entre 2013 e 2016 e teve um início de gestão polêmico. A política foi colocada como candidata menos de 24h antes da eleição pelo marido, o também ex-prefeito Deusdete. Na época, ele teve o pedido de registro de candidatura indeferido e esperou até as vésperas das eleições para indicar a substituta. 


Por conta desta movimentação, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) chegou a cassar, em 2013, o mandato da agora diretora-geral da Sedur. A Procuradoria Regional Eleitoral (PGE) considerou a medida como uma “manobra política”, que possibilitou a eleição da nova postulante, considerada “candidata surpresa”, e vitoriosa nas urnas por uma diferença de 311 votos. O atual prefeito, Neto (PT), então, assumiu a cadeita. Contudo, 10 dias depois, ela conseguiu reverter a cassação e concluiu o mandato. No pleito seguinte, Deusdete (PSD) se candidatou, mas perdeu para Neto.


Em 2017, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) formulou ao Ministério Público do Estado (MP-BA) uma denúncia contra a ex-prefeita pela prática de ato de improbidade administrativa. A corte entendeu que, em 2016, ela realizou a contratação de um “elevado número de servidores temporários”, o que, na cisão do tribunal, representou um gasto total de R$7.649.901,76. 


O conselheiro Paolo Marconi, relator do processo, determinou a adoção de medidas para a regularização do quadro funcional da Prefeitura, “ante a desproporcionalidade do contingente de servidores temporários e efetivos”. Foi aplicada uma multa de R$10 mil à Rosana.


Não é a primeira vez que ela assume um cargo no estado. Anteriormente, ela já foi assessora de  Coordenação de Articulação Política (Coaf) na Secretaria de Relações Institucionais (Serin). Igaporã fica a 97 km de Bom Jesus da Lapa, de onde o atual chefe da Sedur, Eures Ribeiro (PSD), foi prefeito. 


LEIA MAIS: Após 683% de aumento de casos de Covid, eventos só poderão ter até 1.500 pessoas na Bahia, anuncia Rui Costa


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


‌Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.