Em conferência, Lula anuncia criação da Casa da Igualdade Racial na Bahia
Durante conferência em Brasília, Lula indica criação da Casa da Igualdade Racial na Bahia como marco no combate ao racismo
Por Da redação.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, na noite desta segunda-feira (15), a implantação da Casa da Igualdade Racial da Bahia. O comunicado ocorreu na abertura da V Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), realizada em Brasília e que se estende até sexta-feira (19). O encontro reúne representantes de todos os estados para discutir diretrizes e políticas públicas voltadas à equidade racial.
A cerimônia contou com a presença das ministras Anielle Franco (Igualdade Racial) e Margareth Menezes (Cultura), além da secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial da Bahia, Ângela Guimarães, que ressaltou o significado do projeto.

Casa da Igualdade Racial
O novo espaço terá como objetivo oferecer serviços de acolhimento, fortalecimento comunitário e valorização da cultura afro-brasileira, atendendo tanto a população negra quanto comunidades tradicionais.
“A instalação da Casa da Igualdade Racial na Bahia é uma conquista muito importante e simboliza o compromisso do Governo Federal com o enfrentamento ao racismo e a promoção da equidade. Além disso, a retomada das conferências nacionais fortalece a participação social e abre espaço para que possamos avançar na construção de políticas públicas transformadoras para o nosso povo”, afirmou a secretária.
A delegação baiana na conferência soma 116 participantes, escolhidos durante a etapa estadual do evento, realizada em Salvador no mês de agosto.
Na ocasião, a ministra Anielle Franco assinou protocolos para adesão de municípios ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) e anunciou a criação de Casas da Igualdade Racial também em outros estados, como Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
“Queremos viver e viver sem medo da morte, apenas pensar na garantia de direitos. Queremos a vida. Essas vozes que estão aqui hoje precisam ser ouvidas e consideradas na hora de orientar as políticas desse país”, destacou Marina Duarte, vice-presidenta do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR).
A solenidade de abertura ainda contou com a presença da primeira-dama Janja Lula da Silva e de ministros de diferentes áreas, entre eles Marina Silva (Meio Ambiente), Camilo Santana (Educação) e Luiz Marinho (Trabalho).

Anielle e Janja em Salvador
No último mês, Anielle e Janja estiveram em Salvador. As primeiras-damas do Brasil, Janja da Silva, e da Bahia, Tatiana Velloso, além da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, estiveram reunidas com mulheres evangélicas e lideranças de diferentes regiões de Salvador, no bairro de Cajazeiras.
No encontro, promovido pela Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito, foram discutidos temas como a defesa da democracia, direitos das mulheres e enfrentamento às violências de gênero.
A pasta era composta por um baiano, mas foi exonerado na esteira da denúncia de importunação sexual que Silvio Humberto teria cometido. A ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco, exonerou o jornalista baiano Yuri Silva do cargo de secretário do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade (Sinapir), vinculado ao Ministério da Igualdade Racial. O desligamento de Yuri foi assinado pelo chefe da Casa Civil, Rui Costa, e publicado na edição do Diário Oficial da União desta terça-feira (8/10).
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).