Donald Trump ameaça Colômbia após operação na Venezuela

Trump disse que a Colômbia estaria “muito doente” e acusou o governo do presidente Gustavo Petro de atuar em favor da produção e venda de cocaína para os EUA

Por Dinaldo dos Santos.

Após ordenar uma operação militar na Venezuela que levou à captura de Nicolás Maduro no sábado (3), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou no domingo (4) que uma nova ação militar na Colômbia “soa bem” para ele. A declaração foi dada a bordo do avião oficial norte-americano e publicada pelo Correio Braziliense.

Após atacar Venezuela, Donald Trump ameaça Colômbia. Foto: Divulgção

Trump disse que a Colômbia estaria “muito doente” e acusou o governo do presidente Gustavo Petro de atuar em favor da produção e venda de cocaína para os EUA. Em tom de ameaça, afirmou que essa situação “não vai continuar por muito tempo”. Na mesma entrevista, também criticou o México e disse que o país “precisa se organizar”.

O governo colombiano reagiu no mesmo dia. Gustavo Petro repudiou as declarações, classificou as acusações como infundadas e condenou a operação militar dos EUA na Venezuela, afirmando que Washington “sequestrou” Nicolás Maduro.

Nicolás Maduro vai a tribunal

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e sua esposa, Cilia Flores, por forças norte-americanas, são esperados hoje, às 14h (12h no horário local), no Tribunal Federal do Distrito Sul de Manhattan, em Nova York, para serem formalmente notificados das acusações apresentadas pela Justiça dos Estados Unidos.

Tribunal de Nova York. Foto: Ilustração

No Brasil, o presidente Lula criticou a ação dos Estados Unidos após a prisão de Nicolás Maduro dentro da Venezuela, algo que Lula chamou de “afronta gravíssima a soberania” do país. Na postagem feita em suas redes sociais, o brasileiro cobrou uma resposta vigorosa da Organização das Nações Unidas (ONU).

LEIA MAIS: 

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.