Doadores de sangue podem ter prioridade na vacinação contra Covid-19; veja proposta
O PL diz ainda que a estimativa é que nos próximos dias a queda nos estoques se agrave.
O deputado Vitor Bonfim (PL) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), um projeto de lei em que propõe prioridade na vacinação contra Covid-19 para doadores de sangue. Para ter direito, prevê o texto, a pessoa precisará comprovar que doou ao menos uma vez no ano de 2021.
O parlamentar destaca que o Banco de Sangue de Salvador informou, neste mês de julho, uma queda de 30% nos estoques sanguíneos, motivo que levou a instituição a fazer um alerta convocando a população para que faça doação. “Desde o início da pandemia, a mídia tem relatado a queda do número de doadores de sangue em todo Brasil. Muito embora os bancos de sangue respeitem todos os protocolos sanitários e garantam segurança aos doadores, a tendência é que as pessoas deixem de doar por receio de contaminação pela Covid-19”, afirma o deputado.
O PL diz ainda que a estimativa é que nos próximos dias a queda nos estoques se agrave, caso não haja uma mobilização grande de doadores. “Tal situação é grave, uma vez que eventual desabastecimento põe em risco a vida de inúmeras pessoas que dependem de transfusão sanguínea ao serem submetidas a cirurgias ou tratamentos complexos”, frisou.
A prioridade na vacinação, explica Bonfim, fará com que as pessoas busquem os bancos de sangue para realizar a doação e, assim, tenham direito à imunização. “A inclusão dos doadores de sangue no rol de prioridade da vacinação representa uma forma efetiva de elevar o número de doações e de prevenir eventual desabastecimento nos bancos estaduais, bem como de garantir imunização contra o coronavírus aos que continuam praticando esse ato de solidariedade”, defendeu.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.