Dez anos depois, Jerônimo inclui VLT em empréstimo originalmente destinado ao metrô

A mudança, publicada no Diário Oficial deste sábado (7), expande o escopo da operação de crédito firmada em 2014, que originalmente previa a aplicação exclusiva na Linha 1 do metrô

Por João Brandão.

Dez anos depois, Jerônimo inclui VLT em empréstimo originalmente destinado ao metrôDivulgação

Uma década após a aprovação de um empréstimo de R$ 800 milhões para as obras do metrô de Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) alterou a Lei nº 13.194/2014 para incluir o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no uso desses recursos. A mudança, publicada no Diário Oficial deste sábado (7), expande o escopo da operação de crédito firmada em 2014, que originalmente previa a aplicação exclusiva na Linha 1 do metrô.

A atualização da lei permite que parte do financiamento seja destinada ao trecho Comércio do VLT, além do Tramo 3 da Linha 1, que ligará Pirajá a Águas Claras e Cajazeiras. O texto original foi sancionado pelo então governador Jaques Wagner, hoje senador da República, com foco exclusivo no metrô, mas, agora, o governo de Jerônimo redistribui os recursos.

A expectativa é que o primeiro trecho do VLT, anunciado para substituir os trens do Subúrbio, opere no início de 2026, em operação assistida (fase de teste, sem pagamento de tarifa), da Calçada até o Lobato.

Segundo o governo, a previsão é de que 40 trens comecem a ser enviados para Salvador no segundo semestre de 2025. Os veículos terão capacidade para o transporte de 400 passageiros – 77 lugares sentados e 323 lugares em pé –, acessibilidade e sistema de proteção contra colisão e atropelamentos. A expectativa é de que até 2028 todos os trens estejam em operação.

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A obra foi prometida em diferentes gestões e enfrenta sucessivos adiamentos. Após assumir como governador, Jerônimo chegou a rescindir com o consórcio que havia vencido a licitação e refez o certame.

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