Deputado sugere construção de monumento em homenagem a Maria Quitéria em Cachoeira

Quitéria foi reconhecida como Patrono do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro em 1996

Por Da Redação.

Deputado sugere construção de monumento em homenagem a Maria Quitéria em Cachoeiradivulgação/Alba

O deputado Alan Castro (PSD) recomendou ao governador Rui Costa, por intermédio da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a construção de monumento na cidade de Cachoeira em homenagem à Maria Quitéria, uma das heroínas da Independência da Bahia. “Sua importância para a Independência do Brasil é reconhecida por todo o mundo, além de ter sido a mesma a primeira mulher a fazer parte do Exército Brasileiro”, justificou o parlamentar.

Maria Quitéria, considerada a heroína da Independência, nasceu em 1792, em uma fazenda localizada na então freguesia de São José de Itapororocas, que na época fazia parte da Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto de Cachoeira/BA. Recebeu, das mãos de Dom Pedro I, o título de Cavaleiro da Ordem Imperial do Cruzeiro, em reconhecimento à bravura e à coragem com que lutara contra os inimigos da Pátria.

Quitéria foi reconhecida como Patrono do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro em 1996 e, no ano do centenário de sua morte, o então ministro da Guerra determinou que seu retrato estivesse presente em todos os estabelecimentos, repartições e unidades do Exército. Em 2018, seu nome foi inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, que fica no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

LEIA MAIS: Grupo diz que trabalhador foi preso injustamente no complexo do Nordeste e faz manifestação em Salvador 

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.