Deputado pede capacitação em primeiros socorros para policiais militares da Bahia
Para o parlamentar, a função do Policial Militar engloba diversas atividades, dentre elas, a condução de veículos de emergência, viaturas policiais e afins
Atento aos riscos da atividade policial, o deputado Capitão Alden (PSL) defendeu, através de um projeto de lei protocolado na Assembleia Legislativa, a preparação de policiais militares no que se refere à realização dos procedimentos de primeiros socorros e de urgência. O PL versa ainda acerca da capacitação e treinamento dos PMs para uso de materiais, equipamentos e técnicas para atendimento pré-hospitalar em ambiente de crise ao efetivo, para socorro próprio ou para atendimento a outro agente de segurança pública em situação de urgência e emergência.
Conforme o projeto, cursos de capacitação e treinamento deverão ser ministrados por entidades municipais ou estaduais, especializadas em práticas de auxílio imediato e emergencial, tais como Corpo de Bombeiros, Serviços de Atendimento Móvel de Urgência, Defesa Civil, Forças Policiais, Secretarias de Saúde, Cruz Vermelha Brasileira ou serviços assemelhados, tendo como objetivo identificar e agir preventivamente em situações de emergências e urgências médicas; intervir no socorro imediato dos acidentados até que o suporte médico especializado, local ou remoto, torne-se possível.
“É indiscutível a necessidade de procedimentos que visem assegurar o resguardo da vida ou minimização de ferimentos graves decorrentes de situações de risco que os agentes enfrentam no cumprimento das missões, sejam riscos físicos, ou de morte, relacionados estritamente ao desempenho das funções, o que justifica, sem sombra de dúvidas, a aprovação deste projeto, pois em casos de lesão grave ou ferimento, o efetivo estará devidamente preparado com técnicas de primeiros socorros, socorro de urgência, uso de materiais, equipamentos e técnicas para atendimento pré-hospitalar em ambiente de crise ao efetivo”, afirmou Alden.
Para o parlamentar, a função do Policial Militar engloba diversas atividades, dentre elas, a condução de veículos de emergência, viaturas policiais e afins. Conforme ressaltou o deputado, tais veículos, via de regra, são utilizados no patrulhamento ostensivo de vias públicas, na condução de presos para audiências ou recolhimento às unidades penitenciárias, na realização de escolta de valores institucionais, na segurança de dignitários, ou na interdição de vias em decorrências de eventos ou desastres.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.