Daniel Noboa é reeleito presidente do Equador; veja detalhes
Presidente do Equador, Daniel Noboa foi reeleito após vencer o segundo turno das eleições presidenciais
Por Da Redação.
O atual presidente do Equador, Daniel Noboa, foi reeleito neste domingo (13) após vencer o segundo turno contra a candidata de esquerda Luisa González. Com mais de 90% das urnas apuradas, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) considerou sua vantagem de 12 pontos "irreversível".
González não reconheceu o resultado, afirmando: "Não acredito que o povo prefira mentiras em vez da verdade, violência em vez de paz". Ela acusou Noboa de usar órgãos eleitorais para "atropelar a democracia". O CNE rejeitou as alegações, dizendo que não há indícios de fraude.
Noboa declarou vitória: "Não há dúvidas sobre quem venceu", agradecendo à sua equipe por trabalhar por "um país melhor". A eleição teve 84% de participação e ocorreu sem grandes incidentes, apesar do clima de tensão no país, marcado por violência e crise política.
Em 2023, Noboa assumiu após eleições antecipadas, quando o ex-presidente Guillermo Lasso dissolveu a Assembleia Nacional. Herdeiro de um império de bananas, Noboa entrou na política em 2021 e agora inicia seu primeiro mandato completo.
LEIA MAIS: Prefeitura atribui déficit de ônibus climatizados a pandemia e a CSN
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).