CPI da Covid adia leitura e votação do relatório final; colegiado do Senado ainda não definiu um novo calendário
De acordo com o planejamento inicial, Calheiros começaria a leitura do relatório na terça. A expectativa era, após vista de um dia, realizar a votação do texto na quarta-feira (20/10).
A cúpula da CPI da Covid decidiu adiar a leitura e votação do texto do relator, Renan Calheiros (MDB-AL), segundo públicou o Uol, na tarde deste domingo (17/10).. O processo de conclusão dos trabalhos estava previsto para ocorrer nesta semana, a partir de terça-feira (19/10). O colegiado do Senado ainda não definiu um novo calendário.
De acordo com o planejamento inicial, Calheiros começaria a leitura do relatório na terça. A expectativa era, após vista de um dia, realizar a votação do texto na quarta-feira (20/10). Senadores da oposição chegaram a afirmar que o documento seria entregue à PGR (Procuradoria-Geral da República) já no dia seguinte à deliberação.
Ainda,segundo a publicação, há opinião majoritária entre os membros do chamado G7, grupo que reúne parlamentares da oposição os independentes que são críticos do governo Jair Bolsonaro (sem partido), de que existe um "timing" político a ser respeitado pela CPI.
Por esse motivo, o melhor cenário, de acordo com esse entendimento, seria acelerar a conclusão dos trabalhos, a fim de cobrar do Ministério Público Federal uma resposta às sugestões de indiciamento que constarão no relatório.
O documento deve sugerir ao MPF e ao Ministério Público de estados como São Paulo e Distrito Federal o indiciamento de mais de 40 pessoas, entre os quais o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por pelo menos 11 crimes —por ação e/ou omissão— durante a pandemia.
No entanto, a apresentação formal do relatório nesta semana passou a concorrer com outros compromissos da CPI, que ainda precisa ouvir as últimas testemunhas e realizar uma audiência pública convocada para dar espaço aos relatos de vítimas e parentes de vítimas da Covid-19.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.