Com presença de Jerônimo Rodrigues, AL-BA inicia trabalhos em 2026
Governador discursou e destacou sintonia da base; com presença de Jerônimo Rodrigues, AL-BA inicia trabalhos em 2026
Por João Tramm.
Em sessão solene, a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) teve a primeira atividade oficial do ano. Com presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), portanto, a Casa inicia trabalhos em 2026. A mensagem do Executivo estadual marca o retorno dos trabalho, como é de praxe.
No discurso, Jerônimo citou o senador Otto Alencar (PSD), em meio à crise com a saída do senador Angelo Coronel (PSD) da base governista. Além disso, afirmou que sua base está em sintonia com o projeto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Além do governador e dos deputados estaduais, diversas autoridades estiveram presentes, como secretários da gestão Jerônimo Rodrigues. Também participaram do ato os presidentes de outras instituições, como Pedro Maia, o procurador-geral do Ministério Público da Bahia, além do recém-empossado presidente do Tribunal de Justica da Bahia, José Rotondano.

O retorno dos trabalhos legislativos marca o primeiro dia da AL-BA sem um dos principais nomes da oposição: Alan Sanches, deputado do União Brasil que morreu em janeiro, aos 58 anos. O nome foi lembrado nos discursos das principais autoridades.
Com o falecimento de Alan, Luciano Ribeiro é a novidade no quadro de deputados. Ele era suplente do União do Brasil para o cargo.
Em coletiva de imprensa, a presidente da Casa, Ivana Bastos (PSD) destacou a importância do momento. Além ditso, a pessedista reforçou a meta de manter a AL-BA ativa, mesmo em ano eleitoral.
“Essa revista aguarda uma emoção que eu não tinha essa dimensão. É agradecer muito, agradecer os parceiros, agradecer os amigos, a imprensa e o novo ano que se inicia com muita determinação, com muito trabalho, uma meta de manter essa casa em um ano eleitoral, um ano difícil, funcionando normalmente. Agradecer aqui aos 63 deputados que compõem esse parlamento e que fazem história”, declarou.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).