Câmeras utilizadas pela SSP podem ser desenvolvidas na Bahia, afirma secretário
Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Joazeiro, defende que estado não fique dependente de tecnologias de fora do país
Em entrevista ao programa Linha de Frente, da TV Aratu, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti), André Joazeiro, falou que o estado pretende desenvolver em solo próprio câmeras de segurança para utilização da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), que hoje compra equipamentos de fora.
"Não podemos ficar dependentes da tecnologia de outro país", afirmou Joazeiro. "Fizemos uma parceria para desenvolver essa tecnologia aqui na Bahia, com startups que possam produzir câmeras para nossa segurança", completou.
O secretário citou a China como um exemplo de produção tecnológica, na ocasião. "Estive lá ano passado, com o governador [Jerônimo Rodrigues], e vimos o quanto eles investem na tecnologia. Há 30 anos, a China fazia cópia barata de produto americano ou europeu e, hoje, está fazendo produto com mais tecnologia que eles", avaliou.
Audiovisual e Games
Outro ponto abordado por André Joazeiro durante a entrevista foi a indústria do audiovisual. Ele destacou que, embora a Bahia seja "um celeiro de criatividade", é preciso investir em mais infraestrutura para que o setor se desenvolva adequadamente.
Para ele, tal desenvolvimento pode impulsionar também a indústria de games, que possui processos semelhantes, com roteiristas, cenários e estúdios, por exemplo. "É uma indústria que vem crescendo, então a gente tem que acompanhar esse movimento nacional", afirmou, citando o game "Árida".
"O game 'Árida' foi criado por um baiano, aqui, e já está nas plataformas. Atingiu o topo do cenário internacional de games e continua na Bahia, empregando aqui e gerando tecnologia. Ou seja, é possível fazer aqui, mas a gente precisa dar um incentivo para acontecer mais, assim como o audiovisual", analisou o titular da Secti.
Joazeiro destacou, ainda, a importância de o estado trabalhar junto com a prefeitura de Salvador nesse desenvolvimento, além de aproveitar a proximidade com o governo do presidente Lula para atrair recuros para a Bahia.
"Vamos tentar uma sinergia para conduzir esse projeto conjunto. Estou super aberto para fazer isso, combinando reuniões com Bruno Reis [prefeito de Salvador]. [...] Não dá pra fazer essa divisão 'governo/prefeitura'. É um ambiente produtivo e, se a gente trabalhar com sinergia, ganha todo mundo. Vamos buscar diálogo", completou.
Confira, abaixo, a íntegra da entrevista com André Joazeiro no Linha de Frente:
+ 'A ciência está em todo lugar', diz secretário André Joazeiro no Linha de Frente
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).