Caem as máscaras na Bahia: Rui anuncia fim da obrigatoriedade do uso do equipamento
A obrigação, contudo, segue vigente para unidades de saúde
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras no estado. A informação foi divulgada na tarde desta segunda-feira (11/4), em publicação em seu Twitter oficial.
Ele afirmou que o decreto será publicado nesta tarde. "Neste fim de semana, alcançamos menos de 100 pessoas em leitos de UTI e menos 1.000 casos ativos de #coronavírus na Bahia", postou.
A obrigação, contudo, segue vigente para unidades de saúde.
Na última sexta-feira (8/4), o petista já havia indicado que, caso houvesse um número inferior a 1.000 casos ativos de Covid-19 no estado, iria promover a desobrigação do uso do equipamento de segurança.
Rui anunciou, no início do mês, a desobrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos no Estado.
Após a medida estadual entrar em vigor, a Prefeitura de Salvador também agiu, na última terça-feira (5/4), tornou facultativo o uso do acessório em uma série de locais, como comércios de rua, academias de ginástica, barbearias, salões de beleza, estádios de futebol e outros.
Inclusive, o prefeito da capital, Bruno Reis (UB), vem defendendo a liberação completa do uso de máscaras na cidade. Na quinta-feira (7/4), durante uma entrevista, Bruno disse respeitar as decisões do governo estadual, mas questionou a demora, pontuando que o número de casos vêm caindo. “Você conhece alguém que está de Covid? Hein? Eu não conheço praticamente ninguém”, disse o gestor.
PASSADO
O uso das máscaras em Salvador tornou-se obrigatório no dia 24 de abril de 2020. Na época, a utilização era obrigatória mesmo para motoristas, com o automóvel parado ou em movimento. Não houve, inicialmente, aplicação de multas, o que poderia mudar a depender do comportamento dos cidadãos.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.