Bruno Reis anuncia novo concurso para a Guarda Municipal em 2026
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), anunciou, nesta segunda-feira (2), a realização de um novo concurso público para a Guarda Civil
Por Bruna Castelo Branco.
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), anunciou, nesta segunda-feira (2), a realização de um novo concurso público para a Guarda Civil Municipal (GCM) ainda em 2026. A iniciativa integra o Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Salvador (PMSPDS), encaminhado à Câmara de Vereadores no final de 2025.
O anúncio foi feito pouco antes da leitura da mensagem do Executivo na reabertura dos trabalhos do Legislativo municipal. Segundo o prefeito, outras medidas previstas no plano, como a implantação de câmeras corporais nos agentes da GCM, também serão executadas neste ano, independentemente da aprovação formal do projeto pela Câmara.

“Agora em 2026 nós vamos realizar um novo concurso da Guarda Municipal. Vamos implantar as câmeras corporais. Todas essas iniciativas estão no plano. O fato da Câmara ainda não ter aprovado não está comprometendo as ações planejadas para este ano. Mas a gente espera que esse plano possa ser aprovado com brevidade para ser mais um instrumento no enfrentamento à violência”, disse.
De acordo com Bruno Reis, vereadores que integram a comissão responsável pela análise do plano ainda devem apresentar contribuições ao texto. Ele citou uma reunião realizada em janeiro, em Salvador, com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, na qual foram feitas sugestões ao PMSPDS.
“Tinha vereadores dessa comissão presente; eles vão incorporar estas contribuições e a Câmara vai se debruçar. É óbvio que a Câmara tem muito para ajudar e, com isso, termos o plano aprovado”, afirmou.
O prefeito ressaltou que, embora a segurança pública não seja uma atribuição direta dos municípios, a gestão municipal busca colaborar com o enfrentamento da violência na capital baiana.
“Apesar do prefeito não comandar a Polícia Militar e a Polícia Civil, nós estamos com esse plano tentando dar a nossa contribuição”, pontuou.
Bruno Reis também destacou que o plano municipal foi bem recebido pelo governo do Estado da Bahia. Segundo ele, a proposta foi elogiada durante a apresentação oficial.
Quer ser avisado primeiro sobre casos como este? Clique AQUI e entre no canal de segurança do Aratu ON no WhatsApp para receber notícias em tempo real.
“Na apresentação do plano, o governador e a sua equipe estavam presentes, inclusive elogiaram muito o plano. Nas questões de segurança, eu sempre deixei de lado as questões político-partidárias”, reforçou.
Ao fazer um balanço das ações da Prefeitura em 2025, o prefeito citou obras nas áreas de educação, mobilidade urbana e requalificação urbana, com destaque para intervenções na orla da cidade, especialmente no trecho de Pituaçu.
“Entregamos o maior trecho de Orla, que virou o novo point da cidade, um verdadeiro sucesso, implementando um novo modelo de parceria com a iniciativa privada para a exploração dos equipamentos. Os números confirmam: em finais de semana, chegam a circular 100 mil pessoas naquele trecho e os faturamentos superam R$ 700 mil por mês, gerando emprego”, disse.
Segundo Bruno Reis, a gestão municipal pretende avançar nos próximos meses com projetos considerados estratégicos, como o Teleférico do Subúrbio e o Centro de Convenções do Centro Histórico.
“Partimos para concluir projetos importantes, como o teleférico e o Centro de Convenções. Minha expectativa é até março colocar as licitações na rua, contratar as empresas e iniciar esse ano as obras”, afirmou.

O prefeito também projetou um volume expressivo de entregas ao longo de 2026, incluindo novos equipamentos públicos nas áreas de infraestrutura, saúde e inovação.
“Vamos entregar este ano o Centro de Controle de Operações, a Arena Multiuso, o Hub do Subúrbio, uma grande maternidade com o Hospital da Criança. Então, 2026 talvez vai entrar para a história de Salvador com o ano de maiores entregas da cidade”, concluiu.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).