Bruno Covas é extubado e deixa UTI; prefeito de SP está afastado do cargo
Em tratamento contra um câncer, ele foi submetido a uma intubação orotraqueal após um exame demonstrar sangramento no local do tumor inicial.
O prefeito afastado de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), que foi internado no hospital Sírio Libanês no último domingo (2/5), foi extubado na noite de ontem (3) e deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O psdbista, que está em tratamento contra um câncer, foi submetido a uma intubação orotraqueal após um exame demonstrar sangramento no local do tumor inicial.
Covas continua internado no hospital, mas aguarda liberação de um leito de unidade semi-intensiva, sem previsão de alta. “Entendemos o sangramento como evento pontual. Faz parte do acompanhamento de doentes crônicos que tenham eventos pontuais. No caso, foi um sangramento gástrico, mas poderia ter sido uma infecção ou qualquer outra contingência. Como tal, este procedimento foi enfrentado. Foi enfrentado o sangramento, foi estancado o sangramento, o paciente foi para uma unidade de terapia intensiva e acaba de ter alta”, explicou o médico David Uip, que faz parte da equipe médica que trata o prefeito.
Em entevista coletiva nesta terça, os médicos disseram que Covas está bem. “Hoje ele está animado, revigorado, fazendo piadas e descontraído. Essa é uma característica da personalidade dele. Mesmo diante das dificuldades e desafios que ele tem, ele sempre procura fazer piadas e descontrair. Ele está motivado para seguir adiante nessa batalha, nessa jornada, com nossa ajuda”, disse o médico oncologista Tulio Eduardo Flesch Pfiffer.
A equipe também informou que ainda não há previsão de quando Covas poderá retomar as sessões de quimioterapia e imunoterapia, que deveriam ter ocorrido ontem (3). “Aquilo que estava previsto que era a segunda sessão de quimioimunoterapia foi obviamente adiada e vai depender de outros fatores, inclusive a recuperação do sangramento. Além do estancamento do sangue, ele teve que receber unidades de sangue. Foi um sangramento agudo. O prefeito neste momento está normal, sentado em uma cadeira, conversando habitualmente”, acrescetou Uip.
No último domingo, Covas anunciou que iria se afastar da prefeitura de São Paulo por 30 dias para poder se dedicar exclusivamente ao tratamento médico contra o câncer. Nesse período, o cargo deverá ser exercido pelo vice, Ricardo Nunes (MDB).
LEIA MAIS: CPI da pandemia: com suspeita de Covid-19, Eduardo Pazuello tem depoimento remarcado
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.