Bolsonaro pede para matricular filha de 10 anos em colégio militar sem que ela passe pela seleção; "tenho direito"
Segundo o Exército, o comandante ainda não proferiu uma decisão a respeito do pedido. O general alega que aguarda uma manifestação do Departamento de Educação e Cultura da Força
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) solicitou que o comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, desse tratamento especial à filha dele, Laura Bolsonaro, 10, para que criança seja matriculada no Colégio Militar de Brasília sem passar pelo processo seletivo. As informações são do Jornal Folha de S.Paulo.
"A minha filha deve no ano que vem para o Colégio Militar de Brasília, a imprensa já tá batendo. Eu tenho direito por lei, até por questão de segurança", respondeu Bolsonaro a um apoiador durante conversa no Palácio da Alvorada.
O processo seletivo nos colégios militares é feito em duas etapas, sendo a primeira delas uma prova de matemática. Para ser aprovado para a segunda fase, o estudante deve acertar, pelo menos, 70% das questões.
A segunda etapa consiste em um teste de língua portuguesa e redação. O estudante também deve ser aprovado em testes físicos e de saúde. Anualmente, centenas de meninos e meninas se submetem ao processo.
O Centro de Comunicação Social do Exército teria confirmado ao jornal que o presidente fez a solicitação no início da noite de terça-feira (24/8). Segundo o Exército, o comandante ainda não proferiu uma decisão a respeito do pedido.
O general alega que aguarda uma manifestação do Departamento de Educação e Cultura da Força, conforme previsto em regulamento que trata do funcionamento dos colégios militares.
Concursos para seleção de crianças que pretendem estudar no Colégio Militar de Brasília e em mais 13 colégios do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Santa Maria (RS), Fortaleza, Manaus, Belo Horizonte, Juiz de Fora (MG), Salvador, Recife, Curitiba, Campo Grande e Belém abriram inscrições no último dia 18.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.