Política

Após Bolsonaro criticar voto eletrônico, presidente do TSE rebate: "discurso do 'houve fraude' é de quem não aceita democracia"

As declarações do presidente do TSE foram feitas no mesmo dia em que Bolsonaro prometeu revelar "provas de fraude eleitoral" durante live.

Por Da Redação

Após Bolsonaro criticar voto eletrônico, presidente do TSE rebate: "discurso do 'houve fraude' é de quem não aceita democracia"Créditos da foto: Agência Brasil

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou nesta quinta-feira (29/7) que jamais foi documentado um episódio de fraude nas eleições realizadas com as urnas eletrônicas e que o discurso de "se eu perder houve fraude" é um discurso de quem "não aceita a democracia". As declarações foram concedidas durante a inauguração da nova sede do Tribunal Regional Eleitoral do Acre.


"O discurso de que 'se eu perder, houve fraude' é discurso de quem não aceita a democracia porque a alternância de poder é um pressuposto dos regimes democráticos. Uma causa que precise de ódio, de mentira, de desinformação e agressividade não pode ser uma causa boa", afirmou.


“Em 2014, o partido do candidato derrotado pediu auditoria do sistema, que foi feita, e o próprio candidato reconhece que não houve fraude. Isso não aconteceu. Nunca se documentou, porque o dia que se documentar, o papel da Justiça Eleitoral é imediatamente apurar”, disse Barroso.


Na ocasião, o ministro voltou a defender o voto eletrônico. “É um sistema que consagra a democracia, porque uma das características da democracia é a alternância de poder. É reconhecer a possibilidade de que quem pensa diferente pode vencer”, ressaltou.


Mesmo sem citar nomes, as declarações de Barroso são uma resposta indireta ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que vem defendendo o voto impresso e alegando fraude nas urnas eletrônicas como justificativa. Nesta quinta, o presidente promete apontar suspeitas de fraudes em recentes eleições em sua live pelas redes sociais.


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.