ALBA reabre trabalhos legislativos na próxima terça-feira
Com presença de Jerônimo Rodrigues, ALBA reabre trabalhos legislativos na próxima terça-feira
Por João Tramm.
Com sessão solene marca para às 10h, Alba reabre trabalhos legislativos na próxima terça-feira (3). A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) volta às atividades presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT). A mensagem do Executivo estadual marca o retorno dos trabalho, como é de praxe.
Durante a apresentação do documento, o governador faz um balanço das principais ações desenvolvidas ao longo de 2025. O governador deve apontar diretrizes, programas e prioridades que devem orientar a gestão estadual no ano de 2026.

ALBA reabre trabalhos legislativos na próxima terça-feira
A solenidade será realizada no Plenário Orlando Spínola e presidida pela deputada Ivana Bastos (PSD), atual presidente da Casa. Sobre o momento, Ivana Bastos destacou a importância institucional do evento.
“Mais do que uma tradição em que o governador reafirma seu respeito democrático ao Parlamento, este ato formal renova a parceria entre os poderes Executivo e Legislativo, que caminham juntos em defesa da população baiana, sempre com harmonia e independência”, disse a chefe do Legislativo baiano.
O retorno dos trabalhos legislativos não contará com a presença de um dos principais nomes da oposição, Alan Sanches. O deputado faleceu neste mês de janeiro, vítima de infarto fulminante. Diante do ocorrido, o suplente Luciano Ribeiro assume o posto.
O nome volta para Assembleia após não ter sido eleito no último pleito. Quem também deve retornar ao posto neste ano de 2026 é a deputada licenciada Jusmari Oliveira, que atualmente ocupa a Secretaria de Desenvolvimento (Sedur), mas sairá do cargo para concorrer nas eleições.
O rito da sessão
A cerimônia que simboliza a abertura do ano legislativo obedece a um protocolo que mobiliza, ainda nas primeiras horas do dia, equipes de servidores na área externa do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães. Organizado pelo setor de Cerimonial e pela Assistência Militar da Assembleia, o roteiro tem início com a formação da Guarda de Honra, acompanhada pela Banda de Música Maestro Wanderley, da Polícia Militar da Bahia. Pelo cerimonial, as autoridades são recebidas na rampa de acesso do prédio principal e, em seguida, conduzidas ao Plenário Orlando Spínola.
Pouco antes da chegada do governador, a presidente da Casa, deputada Ivana Bastos, mantém o costume institucional de passar em revista a tropa da PM, que presta continência ao Poder Legislativo. Com a presença do chefe do Executivo, o ato militar segue com uma saudação formal em homenagem a Jerônimo Rodrigues. Na sequência, a dirigente do Legislativo acompanha o governador até o Salão Nobre, onde ele permanece até o início oficial da sessão. Logo depois, Ivana Bastos declara abertos os trabalhos, forma a mesa de honra e indica uma comissão formada por parlamentares de diferentes partidos para conduzir o governador ao plenário.
Após a execução do Hino Nacional, a presidente da ALBA faz uma breve saudação ao público e, em seguida, concede a palavra ao governador Jerônimo Rodrigues, que discursa da tribuna. Encerrada a fala, Ivana Bastos agradece a presença das autoridades e convidados, finalizando a sessão solene com a execução do Hino ao 2 de Julho, em homenagem aos heróis da Independência da Bahia.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).