AL-BA tem eleição para vice-presidente; PT disputa a vaga
Dois nomes do PT querem concorrer à vaga: Fátima Nunes e Junior Muniz
Por João Brandão.
Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) realiza, nesta quarta-feira (26), uma eleição suplementar para a primeira vice-presidência da Mesa Diretora, cargo vago desde a ascensão à Presidência do Legislativo da deputada Ivana Bastos, em decorrência de decisão do Supremo Tribunal Federal que atendeu parcialmente reclamação do deputado Hilton Coelho (Psol) – referente à impossibilidade do exercício da Presidência por três mandatos consecutivos.
Dois nomes do PT querem concorrer à vaga: Fátima Nunes e Junior Muniz. Ato da chefe do Legislativo, Ivana Bastos, publicado na edição do Diário Oficial Eletrônico que circula nesta quarta-feira, convoca os parlamentares a comparecer à votação que determinará o preenchimento desse posto que restou vago na Mesa Diretora.

Foto: Divulgação
A votação secreta em cédulas (não haverá utilização do painel eletrônico) seguirá o mesmo ritual das eleições anteriormente realizadas para compor a Mesa Diretora – com chamada em ordem alfabética, com a realização, se necessário, de uma segunda chamada para os ausentes e apuração imediata, logo após o término da votação.
Cumprindo a regra da proporcionalidade, a cadeira de primeira vice-presidência da Assembleia será da bancada do PT, que abriu mão dessa titularidade no acordo que pacificou os termos que balizaram a eleição do colegiado realizada no dia 3 de fevereiro. À época, o candidato do Partido dos Trabalhadores era o líder do governo, deputado Rosemberg Pinto, que desistiu da disputa e, posteriormente, foi reconduzido à liderança na atual sessão legislativa.
Para a eleição desta quarta-feira, que começa 30 minutos após o fim da sessão ordinária que prevê a apreciação de duas matérias, como explicita o ato da presidente Ivana Batos – regimentalmente é uma sessão preparatória, o PT apresentou o nome da deputada Fátima Nunes, uma veterana no Parlamento, agora cumprindo o seu sexto mandato como deputada estadual. Qualquer candidatura ao cargo deve ser feita até o início da votação por quem desejar disputar o posto.

Foto: Divulgação
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).