AGU notifica Facebook para excluir vídeo falso de Haddad em 24 horas: 'informações fraudulentas'
O vídeo foi considerado "desinformativo" pelos advogados da União
Na semana em que o governo do Brasil criticou as novas diretrizes da Meta sobre a política de eliminação de publicações, a Advocacia-Geral da União (AGU) encaminhou ao Facebook, uma rede social vinculada à empresa, nesta quinta-feira (9), uma notificação extrajudicial solicitando que a plataforma elimine, em um prazo de 24 horas, um vídeo manipulado com a utilização de inteligência artificial (IA).
No material publicado, “o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, aparece fazendo afirmações que jamais foram feitas”, apontou a AGU.
"A AGU argumenta que a postagem manipulada contém informações fraudulentas e atribui ao ministro declarações inexistentes sobre a criação de um imposto incidente sobre animais de estimação e pré-natal", diz a notificação.
"A análise do material evidencia a falsidade das informações por meio de cortes bruscos, alterações perceptíveis na movimentação labial e discrepâncias no timbre de voz, típicas de conteúdos forjados com o uso de inteligência artificial generativa”, aponta a AGU.
O vídeo foi considerado "desinformativo" pelos advogados da União, pois apresentaria fatos que não correspondem à realidade, com o objetivo de "confundir o público sobre a posição do Ministro da Fazenda em relação a temas de interesse público".
Empresa responsável pelo Facebook recebeu notificação extrajudicial. Foto: Ilustração | Pexels
A Advocacia-Geral da União acredita que a natureza enganosa e fraudulenta das publicações viola os Termos de Uso do Facebook, que proíbem o uso da plataforma para propósitos ilícitos. Os advogados argumentam que, inclusive, os "Padrões da Comunidade da plataforma" sugerem a eliminação de "material que possa afetar diretamente o funcionamento de processos políticos".
Como alternativa, se o pedido de remoção não for aceito, a AGU pretende marcar o vídeo para indicar que foi produzido por inteligência artificial e teve seu conteúdo modificado.
Manifestação de Haddad
Em suas redes sociais, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, divulgou vídeo para desmentir que o governo irá taxar transações pelo Pix ou quem tem animal de estimação e compra dólar.
"Essas coisas são mentirosas, às vezes, eles misturam com uma coisa que é verdadeira para confundir a opinião pública", disse.
LEIA MAIS: Resultado do Enem 2024 será divulgado na próxima segunda-feira
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).