'A educação é a divisão de base da ciência e tecnologia', diz secretário no Scream
No Scream, o o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, André Joazeiro explicou que desenvolvimento social e econômico estão atrelados a educação
"O desenvolvimento social e econômico é o princípio pelo qual a gente faz Ciência e Comunicação", afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, André Joazeiro. Nesta quarta-feira (4), ele participou do painel "Por que todo mundo fala da era da Hélice Quíntupla?", no Scream Festival, realizado na Doca 1, em Salvador. A condução da conversa ficou por conta do apresentador Léo Sampaio.
"Hélice quíntupla" é um conceito de modelo de inovação que deriva de "hélice tripla", referindo-se à academia (universidade), setor produtivo e governo. Na quíntupla, são acrescentados os termos "meio ambiente" e "sociedade civil".
+ Combate às fake news é tema de painel no Scream em dia de julgamento no STF
"Politicamente, é necessário destacar que essas tecnologias não existem só pra indústria. Quando a gente traz o meio-ambiente para a hélice quíntupla, está dando importância a isso. É o ESG [governança ambiental, social e corporativa]", explicou o secretário.
Em relação às dificuldades para colocar a inovação na prática, Joazeiro destacou a cultura de empresários e da sociedade, de forma geral, de não apostar em novas tecnologias. Para isso, é preciso mudar desde a base. "É preciso formar melhor. A educação é a divisão de base da ciência e tecnologia. Se não tenho isso, lá na frente não terei um ecossistema forte para inovação", avaliou.
+Entre a nostalgia e o deboche: palestrante do Scream levanta perfis de diferentes gerações
Programação
Os painéis do Scream seguem até as 18h desta quarta-feira, simultaneamente em dois espaços na Doca 1, além das oficinas. A programação completa está disponível no site oficial do festival.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).