Pedro Tourinho diz que Novo PAC tem baixo investimento na cultura de Salvador: ‘Quem faz é a prefeitura'

O titular da Secult considerou que os recursos do programa federal são baixos na capital baiana e repercutiu os investimentos anunciados pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, na Bahia.

Por Da Redação.

Pedro Tourinho diz que Novo PAC tem baixo investimento na cultura de Salvador: ‘Quem faz é a prefeitura'Matheus Caldas/Aratu On
Durante participação nos festejos da Festa do 2 de Julho, em Salvador, o secretário Municipal de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, criticou os investimentos do Novo PAC no setor cultural na capital baiana. O titular da Secult considerou que os recursos do programa federal são baixos na capital baiana e repercutiu os investimentos anunciados pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, na Bahia. "O verdadeiro PAC da Cultura de Salvador é da Prefeitura. Se olhar o percentual do dinheiro do PAC que vem, diretamente, ao município é muito pouco, o que não faz muito sentido, dado à importância na ativação cultural da cidade", criticou  Tourinho. PAC Patrimônio Cultural da Bahia No fim da tarde desta segunda-feira (1/7), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, lançaram o PAC Patrimônio Cultural da Bahia, em Salvador. O programa, parte do Novo PAC, destinará mais de R$ 50 milhões para obras e projetos voltados à preservação do patrimônio cultural em cinco municípios baianos: Salvador, Cachoeira, Itaparica, Maragogipe e Santo Amaro. O evento, realizado na Arena Fonte Nova, reuniu autoridades locais e nacionais. “Esse ato de hoje é o complemento de algo que começamos a fazer em 2023. Nós passamos um ano preparando, um ano estudando. É como se a gente estivesse preparando a terra para depois colher", disse o presidente.

Para a ministra da Cultura, Margareth Menezes, o ato tem uma simbologia grande, pois demonstra o compromisso do Governo Federal com a preservação da cultura de matriz.

“Reavivamos e fortalecemos o nosso potencial e a nossa vocação para políticas públicas da cultura em diálogo com os setores culturais do país. Seguimos essa bandeira do presidente Lula de garantir acesso à cultura, de tornar um bem que todos os brasileiros e brasileiras possam acessar", declarou a ministra.

*Colaboração do jornalista Dinaldo dos Santos

LEIA MAIS: Decoração de fachadas leva beleza e valorização histórica à Festa da Independência na Bahia

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter.  Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.