AO VIVO Últimas Notícias
15/04/2024 20h51 | Atualizado em 15/04/2024 21h16

AL-BA sedia ato em defesa do ofício das baianas de acarajé

A legisladora, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Ofício das Baianas de Acarajé na ALBA, enfatizou a importância de debater assuntos como a saúde ocupacional das baianas e o fomento à produção de dendê baiano

AL-BA sedia ato em defesa do ofício das baianas de acarajé Foto: PauloMocofaya/AgênciaALBA
Da Redação

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) promoveu, na tarde desta segunda-feira (15/4), um ato em defesa do ofício das baianas de acarajé. O evento ocorreu no Auditório Jornalista Jorge Calmon e foi proposto pela deputada Cláudia Oliveira (PSD), que conduziu os trabalhos da mesa.

A legisladora, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Ofício das Baianas de Acarajé na ALBA, enfatizou a importância de debater assuntos como a saúde ocupacional das baianas e o fomento à produção de dendê baiano. Em sua participação, Cláudia Oliveira destacou a tramitação na ALBA do seu Projeto de Lei nº 24.840/2023, que institui o Programa Estadual de Incentivo, Proteção e Fomento ao Ofício das Baianas de Acarajé no Estado da Bahia. A iniciativa, explicou a deputada, tem o objetivo de desenvolver atividades, parcerias e ações que possam valorizar, estimular e proteger o ofício das baianas, suas tradições, saberes, especificidades, cultura e o exercício propriamente dito da profissão.

“Esse é o nosso momento de ouvir o que as baianas têm a dizer. Nossa frente teve o apoio de 22 deputados e todos estão apoiando a luta da categoria. Temos um governador que está aberto a ouvir as demandas dessa profissão que tão bem representa o nosso estado”, apontou Cláudia. Uma das signatárias da frente parlamentar em defesa das baianas no Legislativo, a deputada Soane Galvão (PSB) também externou seu apoio à luta em busca de soluções para as dificuldades cotidianas das trabalhadoras. Ela agradeceu ao presidente da ALBA, deputado Adolfo Menezes, pelo apoio nas pautas femininas debatidas no Parlamento e pediu ao governador Jerônimo Rodrigues um olhar especial para o ofício das baianas.

Outro deputado apoiador da luta das baianas de acarajé, Raimundinho da JR (PL) destacou seu apoio à iniciativa da colega Cláudia Oliveira e disse estar de cabeça erguida para defender os interesses da categoria. Ciente da importância de preservar a cultura e a tradição que orbitam o ofício das baianas, quem também externou seu apoio à causa foi a deputada Ludmilla Fiscina (PV). “Quem não gosta de um acarajé e de um abará?”, brincou.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira em seus grupos!