AO VIVO Últimas Notícias
11/12/2022 12h55 | Atualizado em 11/12/2022 12h55

Ministério da Economia projeta queda de gastos e da dívida pública na gestão Bolsonaro

O saldo primário indica que o governo deve gastar menos do que a arrecadação do ano, sem contar as despesas com a dívida pública

Ministério da Economia projeta queda de gastos e da dívida pública na gestão Bolsonaro Foto: Divulgação
João Brandão

O Ministério da Economia informou neste domingo (11/12) que os gastos e a dívida pública deverão registrar queda na gestão do presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com nota divulgada à imprensa, o nível de despesa em proporção ao Produto Interno Bruto (PIB) deve encerrar o ano de 2022 em 18,7% do PIB, contra 18,8% em 2018 (último ano do governo anterior).

Já a projeção para a dívida bruta do setor público, indicador olhado com atenção por investidores internacionais, é de 74% do PIB no fim deste ano – contra 75,3% no fim de 2018.

"As declarações de que o Estado Brasileiro está 'quebrado' não são compatíveis com a realidade", diz o Ministério da Economia, lembrando que deverá ser registrado neste ano, ainda, o primeiro superávit nas contas do governo em oito anos.

O saldo primário indica que o governo deve gastar menos do que a arrecadação do ano, sem contar as despesas com a dívida pública.